Chumbo, prata e mercurio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prática 4
Questão 1
Chumbo: forma compostos em dois estados de oxidação +2 e +4. Forma o cloreto de chumbo que é ligeiramente solúvel em água, não sendo completamente removido na precipitação desse grupo.
Prata: forma compostos em três estados de oxidação, +1,+2, +3. É um elemento de transição e forma muitos íons complexos. Pode formar compostos com baixa solubilidade em água.
Mercúrio:forma compostos em dois estados de oxidação, +1 e +2, sendo ambos relativamente estáveis. Na forma de cloreto mercuroso é o menos solúvel desse grupo de cátions.
Questão 2
Porque os íons desse grupo são precipitados na forma de cloretos insolúveis pela adição de ácido clorídrico diluído a frio, e os cloretos desse grupo se tornam solúveis com o aumento da temperatura. Se fosse utilizado o ácidoclorídrico concentrado poderia ocorrer à formação de cloro-complexos solúveis.
Questão 3
O Hg2Cl2 sofre auto oxidação-redução (desproporcionamento) na presença de amônia em excesso. Isto produz mercúrio metálico finamente dividido, que é negro, e amidocloreto de mercúrio (II), HgNH2Cl, branco. É importante, pois a formação do resíduo preto é, em geral, uma indicação suficiente da presença demercúrio (I) na amostra.
Questão 4
Porque em solução amonical o AgCl tende a se dissociar para formar NH4Cl, enquanto em HCl, devido a grande quantidade de Cl-, os íons Ag+ não ficam em solução e se combinam com o Cl-.

Questão 5
       As solubilidades dos cloretos de prata e de mercúrio (I) são muito baixas e estes sais podem ser precipitados, quase completamente, mediante adição de umpequeno excesso de ácido clorídrico à solução de cátions. O cloreto de chumbo é muito mais solúvel, só precipitando se a concentração do íon Pb2+ for elevada. Portanto, bastante chumbo é deixado em solução para precipitar como sulfeto de chumbo  com o 2o grupo de cátions.
O ácido clorídrico é preferido para a precipitação do grupo por não introduzir cátions (tais como Na+, K+) e porque cria e/oumantém uma acidez na solução. As equações iônicas da precipitação dos cloretos insolúveis são:
                                   Ag+  +  Cl-     AgCl(s)
                                   Hg22+  +  2Cl-      Hg2Cl2(s)
                                   Pb2+  +  2Cl-    PbCl2(s)

Além do mais, o excesso de íons cloreto assegura uma precipitação mais completa dos cloretos deste grupo devidoà redução de suas solubilidades pelo efeito do íon comum. Entretanto, um grande excesso do ácido deve ser evitado para que não haja redissolução do precipitado devido à formação de cloro complexos solúveis, fracamente dissociados, com o excesso de íons cloreto.
O resíduo é lavado com HCl muito diluído para verificar se a precipitação se completou, minimizando a perda de PbCl2.

Questão 6Uma solução contendo um íon desconhecido dá um precipitado branco com a adição de uma solução de HCl. Quando aquecido com água quente, esse precipitado é dissolvido e a solução obtida dá um novo precipitado ao ser tratada com solução de K2Cr2O7 que por sua vez, depois de separado, é solubilizado em NaOH. Baseando-se nessa observação, quais dos seguintes compostos poderiam estar presentes: Pb(NO3)2,BaCl2, AgNO3, Hg(NO3)2. Justifique sua resposta também com equações químicas.

O precipitado resultante da separação dos cátions do grupo da prata é constituído por uma mistura de AgCl, Hg2Cl2 e PbCl2. Dos íons deste grupo o chumbo é separado primeiro levando em consideração o aumento da solubilidade do PbCl2 com a elevação da temperatura. Todos os cloretos deste grupo tornam-se mais solúveiscom o aumento da temperatura, mas o efeito só é pronunciado no caso do PbCl2. Como a solubilidade do AgCl e Hg2Cl2 é ainda muito baixa em temperatura elevada, estes dois cloretos não podem ser detectados pelos métodos da análise qualitativa. Assim, a água quente dissolve apenas o PbCl2 sólido, conforme equação abaixo.
PbCl2 (s) Pb2+ (aq) + 2 Cl- (aq)
Como o AgCl e o Hg2Cl2 são insolúveis em...
tracking img