Tecido nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CAMPUS III - BACABAL
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS
DISCENTES: ANA APARECIDA FERREIRA DE OLIVEIRA, BRUNO WLDSON DE SOUSA SILVA, POLYANNA FERREIRA SILVA, VILANI DE ARAÚJO.

TECIDO NERVOSO

BACABAL – MA
2012

TECIDO NERVOSOTrabalho de Histologia para a disciplina de Biologia do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão – Ufma.
Profa. Msc. Vanessa Ribeiro Moreira

BACABAL – MA
2012

SUMÁRIO

SISTEMA NERVOSO
1. TECIDO NERVOSO

2. NEURÔNIOS
Corpos Celulares
Dendritos
Axônios e Impulsos NervososSinapses

3. CÉLULAS DA NEURÓGLIA OU GLIA
Fibras Nervosas
Nervos

4. SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
Sistema Nervoso Simpático
Sistema Nervoso Parassimpático

5. SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Principais divisões do sistema nervoso central:
Encéfalo
Telencéfalo
 Diencéfalo
Mesencéfalo
Ponte e bulbo
 Cerebelo

6. MEDULA ESPINHAL
Funções da Medula Espinhal
Proteção e revestimento da medulaespinhal

7. DEGENERAÇÕES E REGENERAÇÕES

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 



1. TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso, constituído por talvez até um trilhão de neurônios com um número imenso de interconexões, forma o complexo sistema de comunicação neuronal do corpo. Acha-se distribuído pelo organismo, interligando-se e formando uma rede decomunicações que constitui o sistema nervoso. O sistema nervoso origina-se do ectoderma do embrião em resposta a moléculas sinalizadoras provenientes da notocorda. Anatomicamente, este sistema é dividido em: (1) sistema nervoso central (SNC), formado pelo encéfalo e medula espinhal; e (2) sistema nervoso periférico (SNP), formado pelos nervos e por pequenos agregados de células nervosas denominadasgânglios nervosos. Os nervos são constituídos principalmente por prolongamentos dos neurônios (células nervosas) situados no SNC ou nos gânglios nervosos.
As atividades do sistema nervoso dependem principalmente da produção de neurotransmissores, da condução de impulsos e da síntese de neuro-hormônios.
A função de integração exercida pelo tecido nervoso dependebasicamente: (1) da geração e distribuição de impulsos nervosos e (2) da produção de neuro-hormônios fabricados por células nervosas especiais.
O tecido nervoso apresenta dois componentes principais: (1) os neurônios, células geralmente com longos prolongamentos; e (2) vários tipos de células da glia ou neuroglia, que sustentam os neurônios e participam de outras funçõesimportantes.
No SNC há uma segregação entre os corpos celulares dos neurônios e os seus prolongamentos. Isto faz com que sejam reconhecidas no encéfalo e na medula espinhal duas porções distintas, denominadas substância branca e substância cinzenta.

Fig.1 Demonstração da estrutura da substância cinzenta e da substância branca.
A substância cinzenta é assim chamadaporque mostra essa coloração quando observada macroscopicamente. É formada principalmente por corpos celulares dos neurônios e células da glia, contendo também prolongamentos de neurônios.
A substância branca não contém corpos celulares de neurônios, sendo constituída por prolongamentos de neurônios e por células da glia. Seu nome origina-se da presença de grande quantidade de ummaterial esbranquiçado denominado mielina, que envolve certos prolongamentos dos neurônios (axônios).
As funções fundamentais do sistema nervoso são: (1) detectar, transmitir, analisar e utilizar informações geradas pelos estímulos sensoriais representados por calor, luz energia mecânica e modificações químicas do ambiente externo e interno; (2) organizar e coordenar, direta...
tracking img