Ilha das flores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ilha das Flores-Comentário

O filme Ilha das flores é um documentário de Jorge Furtado, produzido em 1989. Apesar do ano que foi produzido, o curta tem uma temática muito atual, pois a cada ano quepassa parece que o mundo vai ficando cada vez mais cheio de problemas de ordens sociais, econômicas e culturais. A primeira imagem que temos do filme é um fundo negro com a informação de que o filmenão é ficção, que existe um lugar chamado “Ilha das Flores” e que Deus não existe. Essa primeira imagem (o fundo negro) em informação contida nele já passa uma impressão de que as senas a seguir nãoserão tão belas quanto o título que nomeia o documentário o é. O planeta Terra que aparece na seqüência, girando em sua trajetória constante. Talvez muitos brasileiros não tenham conhecimentos dessailha mas com certeza, todos têm consciência do problemas sociais que acontecem ali, pois são os mesmos em várias partes do país.
É interessante no filme, notar que o narrador chama constantemente aatenção para a idéia do humano algo curioso é que sempre o ser humano está ligado à produção, ao consumo, à venda, ao lucro e ao bem estar próprio. No filme, as características humanas em nenhum momento,estão ligadas à preocupação com o próximo. Dessa atitude de nunca se preocupar com o outro surgem as desigualdades sociais, abordadas pelo filme, e que são tão freqüentes no nosso país.
Nos últimosanos tem havido uma ampla e forte discussão sobre a queda da desigualdade social no Brasil. Talvez isso ocorra por conta política de transferência de renda, identificada no governo atual. O papelintenso que a mídia tem sobre o nosso padrão de consumo e com nossas relações estão intrinsecamente ligadas à economia de mercado.
O documentário nos lembra que tudo o que consumimos tem uma históriaoculta, cujo fim possivelmente chama-se lixo.
Como as matérias-primas são limitadas, podemos afirmar que este sistemas baseado no consumo desenfreado não pode sobreviver por muito tempo. A grande...
tracking img