Tecido nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTOLOGIA



TECIDO NERVOSO

Características gerais
- Distribuído pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicação, que constitui o sistema nervoso.
- O tecido nervoso, compreendendo, talvez, mais de um trilhão de neurônios com múltiplas interconexões, forma um sistema complexo de comunicação neuronal no interior do corpo. Certos receptores, produzidos nasterminações dos neurônios, são especializados em receber tipos diferentes de estímulo (por exemplo, mecânico, químico e térmico) e traduzi-lo em impulsos nervosos que podem ser eventualmente conduzidos aos centros nervosos. Estes impulsos são, então, transferidos para outros neurônios para processamento e transmissão para centros superiores, para interpretar sensações ou para iniciar respostas motoras.
-Anatomicamente: Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo e medula espinal e Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos cranianos, que nascem no cérebro; os nervos espinais, que nascem da medula; e os gânglios a eles associados (pequenos agregados de células).
- Substância intercelular é praticamente inexistente.
- O tecido nervoso apresenta dois componentes principais:(1) os neurônios, células geralmente com longos prolongamentos, responsáveis pela recepção e pela transmissão dos impulsos nervosos para e a partir do SNC; e (2) vários tipos de células da glia ou neuroglia, que sustentam os neurônios e participam de outras funções importantes.

[pic]


Encéfalo e Medula espinal
- Tem duas porções:
* Substância cinzenta: formada principalmente porcorpos celulares dos neurônios e células da glia, contendo também prolongamentos dos neurônios.
* Substância branca: não contém corpos celulares de neurônios, é constituída por prolongamentos de neurônios e por células da glia. Grande quantidade de mielina (material esbranquiçado que envolve certos prolongamentos dos neurônios – axônios).

OBS: Os neurônios têm a propriedade de responder aalterações do meio em que se encontram (estímulos). Esta propragação (estímulos) é denominada de impulso nervoso, cuja função é transmitir à outros neurônios, a músculos ou a glândulas.

Funções do Sistema Nervoso
1) Detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas pelos estímulos sensoriais representados por calor, luz, energia mecânica e modificações químicas do ambienteexterno e interno;
2) Organizar e coordenar, direta ou indiretamente, o funcionamento de quase todas as funções do organismo, entre as quais as funções motoras, viscerais, endócrinas e psíquicas.


NEURÔNIOS

- Apresentam morfologia complexa, porém quase todos apresentam três componentes:
- Corpo celular: também conhecido como pericário ou soma, é a região do neurônio que contém onúcleo grande e pouco corado e o citoplasma perinuclear. O núcleo é grande, geralmente esférico a ovóide, e localizado centralmente. Ele contém cromatina fina, dispersa, o indica uma intensa atividade de síntese. Também é comum um nucléolo bem visível. O citoplasma do corpo celular possui abundante retículo endoplasmático rugoso (RER) com muitas cisternas paralelas. Os polirribossomos também estãoespalhados pelo citoplasma. Quando as cisternas e os polirribossomos formam aglomerados, são denominados corpúsculos de Nissl. Na região do corpo celular onde se origina o axônio, existe retículo endoplasmático liso (REL).
Está presente um complexo de Golgi justanuclear bem desenvolvido, acreditando-se que essa organela seja responsável pela produção de substâncias neurotransmissoras ou pelasenzimas essenciais à sua produção no axônio.
Numerosas mitocôndrias estão espalhadas pelo citoplasma, sendo mais delgadas do que as de outras células.
- Dendrítos: prolongamentos numerosos, a partir do corpo celular, especializados na função de receber estímulos das células sensoriais, dos axônios, e de outros neurônios. Frequentemente os dendritos possuem múltiplas ramificações e suas...
tracking img