Tcd sociologia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA
SOCIOLOGIA GERAL

CURSO: GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS



Ruben Antunes Lopes Fonseca
RA 1082876



DESIGUALDADE SOCIAL EM BELO HORIZONTE
























BELO HORIZONTE - MG
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA
SOCIOLOGIA GERAL

CURSO:GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS



Ruben Antunes Lopes Fonseca
RA 1082876




Trabalho como requisito avaliativo da disciplina de Direitos Humanos. Orientado pela professora Luciana de Lourdes dos Santos.





















BELO HORIZONTE - MG
2012
INTRODUÇÃO


A desigualdade social e a pobreza são problemassociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, degênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais.
A desigualdade social prejudica cidadãos de todas as faixas etárias, principalmente os jovens de classe de baixarenda, impossibilitados de ascender socialmente pela falta de uma educação de qualidade, de melhores oportunidades no mercado de trabalho e de uma vida sadia e digna. A desigualdade social gera uma previdência enfraquecida que não consegue sustentar os aposentados dignamente; permite a existência de um mercado de trabalho e uma educação elitizada, onde poucos jovens de menor renda conseguem adquiriruma melhor formação escolar e profissional; e, dentre as piores consequências, propicia a ocorrência da violência urbana.
























Desigualdade Social - O que é?


A desigualdade social é um fenômeno que ocorre quando, em determinadas sociedades, algumas pessoas detêm mais poder aquisitivo, poder e/ou influência que outras. Constitui-se,portanto, em uma condição social que permite a determinadas pessoas ter maior visibilidade e qualidade de vida em detrimento de outras. A desigualdade social pode ser legitimada ou não, isto é, pode ser aceita como uma condição natural dentro da sociedade por diversos fatores (religiosos, culturais, políticos etc.) ou pode ser contestada por ser tida como uma condição historicamente construída. Naatualidade, por ser um fenômeno comum a todos os países, já que decorre da própria lógica do sistema capitalista, a desigualdade social muitas vezes é legitimada sem que se tome consciência, utilizando as justificativas mais variadas, sejam elas baseadas em questões materiais ou simbólicas - o próprio capitalismo já se encarrega disso, por ser um sistema aonde necessariamente deve haver ganhadores eperdedores, e tal situação é aceita por grande parte da população ocidental.
No campo ambiental, as desigualdades são especialmente observadas quando percebemos que os benefícios e os danos de empreendimentos poluentes são mal distribuídos na sociedade. Por exemplo: todos sabem que lixões, pedreiras, areais e indústrias poluentes não são alocados em regiões nobres das cidades, mas sim emregiões pobres, afastadas dos grandes centros urbanos. Utilizando o argumento do “interesse público”, governos e empresas muitas vezes se unem no intuito de justificar a instalação de determinados empreendimentos em zonas pobres, onde geralmente habitam pessoas de baixa escolaridade e necessitadas de emprego e renda. Desta forma, conseguem convencer a opinião pública da importância social daquele...
tracking img