Tcc1

Páginas: 8 (1811 palavras) Publicado: 22 de abril de 2012
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL





































“PROJETO ACOMPANHAR”




TRABALHO ACADÊMICO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL III






Professora Regente Orientadora: SIMONE DA FONSECA SANGUE

Professor Tutor: ANGÉLICA LAIPELT

Professora Tutora Virtual: DANIELA ORTÁCIOSupervisor de campo: DANIELA MURARI BRAZ

Aluna: ROSANA PAULA CORRÊA MACEDO












Canoas - RS

2011




SUMÁRIO


1. JUSTIFICATIVA 2
2. OBJETIVOS 4
2.1 Geral 4
2.2 Específicos 4
3. METODOLOGIA 5
4. RECURSOS 7
5. CRONOGRAMA 8
6. AVALIAÇÃO 9
REFERÊNCIAS 10
APÊNDICE A – FORMULÁRIO DE LEVANTAMENTO 11
APÊNDICE B - QUESTIONÁRIO 12
1. JUSTIFICATIVA“Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso e trabalhar juntos é um sucesso”
Napoleon Hill



Vivemos em um país onde a democracia e a pluralidade racial e cultural são notórias.
No campo coletivo, assim como as dimensões deste país-continente, os problemas sociais são enormes noscampos da saúde, da educação, da segurança,...
No campo individual, a falta de oportunidades, a exclusão sócio-cultural, a desmotivação, a falta de orientação e de capacitação são entraves ao crescimento e ao protagonismo social.
Na busca deste protagonismo, veio a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para dar efetividade à Assistência Social como PolíticaPública.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza de forma descentralizada os serviços socioassistenciais no Brasil.
Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvento diretamente as estruturasregulatórias nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
Organizado pelo SUAS, vários são os Programas oferecidos pelos governos Federal, Estadual, Distrital e Municipal, os quais visam à Inclusão Social, tais como os de transferência de renda (Bolsa Família e BPC), recentemente complementados por programas de Inclusão Produtiva que criam condições de qualificação e de oportunização detrabalho e de geração de renda.
No transcorrer dos referidos períodos (Estágios I e II), observei a ausência continuada de alguns participantes, não havendo justificativas ou comunicados da impossibilidade de participarem. Por conseguinte, foram desligados do Programa.




Segundo Medeiros e Scheunemann, a Observação Simples pode ser vista como uma primeira aproximação com asnossas temáticas investigadas. Este tipo de observação fornece uma visão geral para o posterior desenvolvimento da pesquisa propriamente dita (MEDEIROS, SCHEUNEMANN, 2011, p. 89).
Baseada na demanda constatada, vislumbrando à diminuição da evasão e a busca da conscientização sobre a importância da oportunidade é que venho apresentar este Projeto interventivo, o qual é o efetivo acompanhamentopelo profissional de Assistência Social aos participantes do Programa Frentes Emergênciais de Trabalho, do território do CRAS Harmonia.
O Projeto será executado com os participantes do Ciclo II do Programa Frentes Emergênciais de Trabalho – 2011, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Harmonia), o qual é uma Unidade de execução dos serviços de proteção básica, pertencente àSecretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), no município de Canoas/RS, localizado na rua Dr. Sobral Pinto, 35 – Loteamento Porto Belo, o qual atua como porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Por acreditar que o crescimento individual também ocorre quando estamos socializando os saberes, dividindo experiências para multiplicarmos conhecimentos, é que escolhi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc1
  • tcc1
  • tcc1
  • tcc1
  • tcc1
  • Tcc1
  • tcc1
  • tcc1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!