Tcc1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL





































“PROJETO ACOMPANHAR”




TRABALHO ACADÊMICO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL III






Professora Regente Orientadora: SIMONE DA FONSECA SANGUE

Professor Tutor: ANGÉLICA LAIPELT

Professora Tutora Virtual: DANIELA ORTÁCIOSupervisor de campo: DANIELA MURARI BRAZ

Aluna: ROSANA PAULA CORRÊA MACEDO












Canoas - RS

2011




SUMÁRIO


1. JUSTIFICATIVA 2
2. OBJETIVOS 4
2.1 Geral 4
2.2 Específicos 4
3. METODOLOGIA 5
4. RECURSOS 7
5. CRONOGRAMA 8
6. AVALIAÇÃO 9
REFERÊNCIAS 10
APÊNDICE A – FORMULÁRIO DE LEVANTAMENTO 11
APÊNDICE B - QUESTIONÁRIO 12
1. JUSTIFICATIVA“Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso e trabalhar juntos é um sucesso”
Napoleon Hill



Vivemos em um país onde a democracia e a pluralidade racial e cultural são notórias.
No campo coletivo, assim como as dimensões deste país-continente, os problemas sociais são enormes noscampos da saúde, da educação, da segurança,...
No campo individual, a falta de oportunidades, a exclusão sócio-cultural, a desmotivação, a falta de orientação e de capacitação são entraves ao crescimento e ao protagonismo social.
Na busca deste protagonismo, veio a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para dar efetividade à Assistência Social como PolíticaPública.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza de forma descentralizada os serviços socioassistenciais no Brasil.
Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvento diretamente as estruturasregulatórias nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
Organizado pelo SUAS, vários são os Programas oferecidos pelos governos Federal, Estadual, Distrital e Municipal, os quais visam à Inclusão Social, tais como os de transferência de renda (Bolsa Família e BPC), recentemente complementados por programas de Inclusão Produtiva que criam condições de qualificação e de oportunização detrabalho e de geração de renda.
No transcorrer dos referidos períodos (Estágios I e II), observei a ausência continuada de alguns participantes, não havendo justificativas ou comunicados da impossibilidade de participarem. Por conseguinte, foram desligados do Programa.




Segundo Medeiros e Scheunemann, a Observação Simples pode ser vista como uma primeira aproximação com asnossas temáticas investigadas. Este tipo de observação fornece uma visão geral para o posterior desenvolvimento da pesquisa propriamente dita (MEDEIROS, SCHEUNEMANN, 2011, p. 89).
Baseada na demanda constatada, vislumbrando à diminuição da evasão e a busca da conscientização sobre a importância da oportunidade é que venho apresentar este Projeto interventivo, o qual é o efetivo acompanhamentopelo profissional de Assistência Social aos participantes do Programa Frentes Emergênciais de Trabalho, do território do CRAS Harmonia.
O Projeto será executado com os participantes do Ciclo II do Programa Frentes Emergênciais de Trabalho – 2011, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Harmonia), o qual é uma Unidade de execução dos serviços de proteção básica, pertencente àSecretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), no município de Canoas/RS, localizado na rua Dr. Sobral Pinto, 35 – Loteamento Porto Belo, o qual atua como porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Por acreditar que o crescimento individual também ocorre quando estamos socializando os saberes, dividindo experiências para multiplicarmos conhecimentos, é que escolhi...
tracking img