A COR DO PARAÍSO
(Rang-e khoda, no original, e The Color of Paradise , título alternativo em inglês) é um filme do Irã de 1999.)





O filme a cor do paraíso fala da vida de um garotinhochamado Mohammad.
Mohammad é um jovem estudante de oito anos que freqüenta uma escola para cegos em Teerã. Sua impossibilidade de ver o mundo reforça mais ainda sua habilidade em sentir suas poderosasforças. Depois de um ano, ele volta à sua terra natal, um vilarejo no norte montanhoso do Irã, junto com seu pai, um carvoeiro viúvo.
As paisagens por onde passam são ásperas, mas verdejantes eespectaculares, estimulando os sentidos do menino, que já é naturalmente antenado a seus arredores. Mas o esplendor e alegria demonstrados por Mohammad não causam qualquer impressão em seu pai depressivo. Semuito, ainda aumentam sua melancolia. O amargo Hashem vê Mohammad apenas como um peso em sua vida. Toda a adoração que Mohammad sente pelo seu mundo é equivalente à tristeza com que seu pai encara osdesenganos que lhe foram trazidos pela vida.
Chegando à fazenda da família, Mohammad é cumprimentado com amor por suas duas irmãs felizes e afortunadas e sua amada avó (Salime Feizi). É um deleitepara ele estar nos braços de sua família, neste ambiente de profunda beleza. Este retorno é, para ele, um convite à observação da natureza e da existência. Meditações, sobre as quais, nada sabe seupai.
Mas a pouca paz de Mohammad é ameaçada quando seu pai teme que o menino seja um obstáculo à suas esperanças de casar-se com uma jovem mulher bonita de uma família islâmica conservadora. Hashemsegue com sua idéia egoísta de mandar o menino viver em uma outra área do país, onde deve transformar-se em aprendiz de um carpinteiro cego.
Mesmo diante do choro do filho e da revolta da mãe, leva acriança e a deixa como aprendiz. Mesmo com esses cuidados para não tornar pública a situação do filho, a família de sua noiva descobre o fato, e usa-o como pretexto para romper o noivado, o que se dá... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Resenha do filme a cor do paraíso. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-a-Cor-Do/187336.html

MLA

"Resenha do filme a cor do paraíso" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-a-Cor-Do/187336.html>.

MLA 7

"Resenha do filme a cor do paraíso." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-a-Cor-Do/187336.html>.

CHICAGO

"Resenha do filme a cor do paraíso." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-a-Cor-Do/187336.html.