Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Direito da Criança e do Adolescente


Resenha Crítica




Os direitos da criança e adolescente enfrentaram uma evolução significativa. A princípio nem eramreconhecidas, atuavam em trabalhos pesados em função de servir a família, de ajudar no seu sustento.

Assim, com a evolução dos meios de trabalho, pela necessidade de mais empregados, foi ficandomais forte a presença da mão de obra infantil, pois tratava-se de um baixo custo de remuneração. E, por esta oferta de emprego para as crianças aumentar muito, as crianças aos poucos ia se desligandoda escola para dedicar-se quase que de forma exclusiva ao trabalho.

Muitas das crianças acabavam por ter uma duração de vida mais curta.

Isto que é um fato presenteaté hoje em nossa sociedade, muitas crianças precisam deixar a escola para ajudar no sustento de seus lares, e além de deixar a escola, que é algo fundamental e importantíssimo, acabam perdendo suainfância.

Foi então que, começaram a surgir propostas de leis, iniciando com o Código de Menores até o Estatuto da Criança e Adolescente, que é o atual, bem como programas sociais,instituições, todas visando à proteção dos direitos dos do menos.

No entanto, no início dessa evolução, infelizmente, não se atingiu, ainda, o máximo desejado.

Porém, noinício do século XX, diversos movimentos de operários e sindicalistas, passaram a denunciar a exploração do trabalho infantil das crianças e adolescentes nas indústrias, bem como reivindicavam escolas paraas mesmas.

A partir da Constituição de 1988 a criança passa a ser vista como sujeito de direito, inaugurando-se a Teoria da Proteção Integral, baseada em princípios e dispositivosconstitucionais.

No ano de 1990, foi aprovado o Estatuto da Criança e do Adolescente que dispõe sobre os direitos fundamentais, as obrigações para com as crianças e adolescentes e...
tracking img