Tcc tecnologias educacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Muitas pessoas e instituições buscam formas de usar a informática como ferramenta de aprendizado para auxiliar os educadores. Mas como os conceitos pedagógicos da educação podem influenciar naeducação da informática? Essa é uma boa questão!
Neste post eu trago algumas dicas e falo sobre o processo de inclusão digital das crianças e o que devemos ou não fazer. Quem faz um curso de informáticahoje em dia pode trabalhar em vários segmentos do mercado, pode até mesmo ensinar outras pessoas a usar de maneira correta o computador e os programas.
Como as crianças aprendem
Aprender seria assistiruma aula, sem participar. Compreender seria quando a criança pensa por si só, baseada em algo que já viu antes ou fez. Sendo assim a informática é perfeita para as crianças aprenderem ecompreenderem. O professor explica e geralmente as crianças colocam toda a teoria em prática em seguida. Não é fantástico? Isso explica, por exemplo, esta facilidade das crianças pequenas em compreenderemrapidamente o funcionamento do computador.
Quando a criança sabe ler, o aproveitamento deste pequeno usuário de computador é muito maior. Em sua casa, ou sozinho, ou em seu colégio o aluno tem diversosprogramas e sistemas operacionais com interface gráfica. Ou seja, os alunos ligam o computador e com o mouse sobre qualquer item podem ler a explicação que esta programada para aparecer e entendem o quecada um dos itens pode fazer.
No site de dicas, do portal UOL é possível encontrar artigos e dicas sobre educação infantil: como tratar os erros das crianças por exemplo. Essa reação dos educadoresé muito importante! Ela pode fazer com que esta criança passe a ter medo ou vergonha de errar quando estiver aprendendo. Pode ainda deixar a criança insegura ou até mesmo agressiva. Se a abordagemfor positiva e tolerante, terá mais liberdade para errar, aprender com os erros e não deixar de participar do processo de aprendizagem nas aulas.
A diferença entre adultos e crianças no uso do...
tracking img