Tcc sobre leitura e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2060 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| |


Universidade Federal de Sergipe

Centro de Educação Superior a Distância Data: 08/01/12

Disciplina: Literatura Infanto-Juvenil Pólo: Poço Verde

Professora: Maria Matildes dos SantosTurma: 077

Aluno: 09101253 José Marcos de Jesus Souza Período: 6º



Atividade 3 valendo 20% da nota da AP1





1. A diferença entre os contos Cinderela e os músicos de Bremen e que apresentam características distintas entre eles um apresenta o conto através da personagem da fada onde ela era maltratada por sua madrasta e por suas irmãs, dormia nosótão, enquanto suas irmãs dormiam em quartos com chão encerado e os músicos de Bremen é o conto sem a presença da fada, onde um burro depois de velho resolveu seguir estrada até a cidade de Bremen para tornar se cantor e levando consigo seus amigos que encontrava pela frente.

A) eles usavam uma linguagem da própria cultura local com o seu linguajar próprio de cada um tanto conto da cinderelacomo também os músicos de Bremen.

B) As características das temáticas é que no conto de fada fala de uma menina que Sofia nas mãos de sua madrasta em que ela viveu um conto de fada porque apareceu uma fada madrinha e transformou-a numa fada madrinha e realizou os desejos daquela pobre moça de ir para a festa e voltasse antes da meia noite para não quebrar o encanto. O conto dos músicos deBremen fala da velhice de um burro que trabalhou muito e depois de velho não ter mais serventia para o trabalho, aí ele segue sua vida por estrada a fora para se tornar cantor e conquista a confiança de seus amigos para que o seguisse com ele até a cidade de Bremen para se tornarem cantores.

C) esses contos serviram como material atraente para as escolas do século XIX porque apresentauma coisa lúdica para as crianças captando um fragrante da vida real e também da própria ficção como o conto, a fabula, a lenda e o mito.

2- As características das personagens do conto de fada, a cinderela é contar a realidade vivida entre as pessoas daquele lugar, como o modo como vive, como veste, alimentam, o trabalho manual das pessoas, enquanto os músicos de Bremen relatam um conto de umburro que trabalhava muito na fazenda de seu dono e que um dia ficaria velho e seu dono não queria mais ele ali, então resolveu viajar e se tornar músico juntamente com seus amigos que acompanhou ele nessa caminhada até Bremen, por isso o conto de fada, a cinderela apresenta uma proposta que melhor descreve as transformações, as superações e as condições reais de existências.



Projeto deLeitura



Público Alvo-aluno do 6º ao 9ºano.



I - Justificativa

O presente projeto se justifica pela necessidade de oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer a literatura brasileira e estrangeira.

A premiação oferecida aos alunos que se destacarem no projeto e uma forma de incentivar a leitura.

II - Objetivo Geral

Desenvolver a competência de linguagemObjetivo:

Este projeto visa incentivar os alunos a desenvolverem o gosto pela leitura, a prática de escuta e de produção oral e escrita de textos.

Contextualização:

Para trabalhar a Língua Portuguesa, é necessário criar situações significativas para a prática da linguagem, concretizadas nas práticas de oralidade, leitura e escrita. O trabalho com o texto exige que se desenvolvam as práticasde escuta, de leitura e de produção oral e escrita, as quais se entrecruzam continuamente e devem provocar a análise e a reflexão sobre a organização e o funcionamento da língua.

Para aprender a ler e a escrever bem, é importante praticar a oralidade, porque aquilo que os alunos dizem são textos, construídos com coerência e coesão, obviamente distintos da escrita. Ao contar suas histórias,...
tracking img