Tcc salesforce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Comunicação Organizacional

A comunicação organizacional, como a conhecemos hoje, é oriunda de iniciativas realizadas no período da Revolução Industrial, que possibilitou rápidas e grandes mudanças em todo o mundo. Esta, com o constante crescimento das empresas a partir do século XIX, propiciou o surgimento de radicais mudanças nas relações de trabalho, nas maneiras de conduzir os processosde comercialização. (Kunsch,2003) Diante desse contexto, é que se deve buscar as causas do surgimento da propaganda, do jornalismo empresarial, das relações públicas e da própria comunicação organizacional como um todo, tais mudanças provocadas com o processo de industrialização, obrigaram as empresas a buscar novas formas de comunicação com o público interno, seja por meio de publicaçõesdirigidas especialmente aos empregados ou com o seu público externo, por meio de publicações centradas nos produtos, para se posicionarem, frente à concorrência e a um novo processo de comercialização.
A partir desse momento da história, a comunicação com o público interno iniciou um formato muito mais de ordem administrativa e de relevância perante às informações sobre tudo o que cerca o dia a dia daempresa. Segundo Anthony Giddens, as primeiras iniciativas da existência de comunicação nas organizações, a comunicação gerencial ou administrativa, é uma comunicação que assume um caráter funcional e instrumental, pois se estendeu também por muito tempo ao relacionamento com os públicos externos, enfatizando a divulgação dos produtos e da organização, sem uma preocupação com o retorno daspercepções e dos interesses dos públicos, isto é, com a comunicação simétrica, porque nesse tipo de comunicação os processos de envio e recepção da mensagem precisam se identificar mutuamente, por outro lado, na comunicação assimétrica apenas o remetente identifica o destinatário.
Com a crescente importância nos processos de gestão e evolução na divulgação institucional propriamente dita, a comunicaçãoorganizacional, foi assumindo novas características, sendo melhor produzida tecnicamente, e baseando-se em pesquisas de opinião junto aos seus diferentes públicos, até chegar ao seu atual estágio, em modernas e bem estruturadas organizações, onde atingem um alto grau de sofistificação na sua elaboração e, também um caráter estratégico, tanto no que diz respeito aos negócios, quanto no conjunto dosobjetivos corporativos.
Com as mudanças ocorridas, mundialmente, com o fim da Guerra Fria, em 1989, e com a geopolítica fomentada pelo efeito da globalização e da revolução da tecnologia da informação e da própria comunicação em si, as organizações tiveram que enfrentar um novo cenário mundial, dominado pelos mercados globais e por uma economia marcada por uma forte competição sem precedentes nahistória mundial. (Kunsh, 2006)
Todas essas transformações alteraram por completo o comportamento institucional das organizações e a comunicação passou a ser considerada de uma outra maneira. Assim como a propaganda teve um papel fundamental após a Revolução Industrial, a comunicação organizacional no sentido corporativo começou a ser encarada como algo fundamental e como uma área estratégica nacontemporaneidade (Kunsch, 2003). Com os públicos estratégicos cada vez mais exigentes e com o aumento da cobrança por parte do público em relação às empresas, para que tenham: “transparência, comportamentos éticos e responsabilidade social, fazem com que as organizações tendem a atender uma sociedade mais consciente e também uma opinião pública mais determinante no que diz respeito a imagem daempresa para com o seu público, seja o interno ou externo” ( Giddens, 2003, p. 22 ).
Na contemporaneidade, a comunicação organizacional acontece dentro de um contexto muito mais complexo no âmbito tanto das organizações quanto da sociedade. (Antony apud Kunsch, 2003).

1.1 Comunicação Organizacional no Brasil

Com início estimado na década de 70, a comunicação organizacional no...
tracking img