Tcc pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Minha vida na educação começou quando fui trabalhar em uma escola municipal, como secretário. Apesar de realizar trabalhos administrativos na maioria das vezes, tive contato com professores e alunos e pude observar e me encantar com a docência.


Não tinha, porém, condições de cursar uma Universidade, mas tudo mudou quando consegui um crédito educativo e, para minha alegria, aUniversidade Guarulhos inaugurou um campus em Itaquaquecetuba, bem próximo à minha residência. Iniciei os estudos no 2º semestre de 2005 e, de lá para cá, como aprendi!

Minha paixão pela docência aumentava a cada aula, tarefa, seminário, reflexão ou qualquer outro tipo de atividade que realizava. O convívio com outras pessoas que tinham os mesmos objetivos que eu colaborou grandemente para esseprocesso. Sem falar nos professores, não somente professores, mas professores da UnG! Que diferença eles fazem! Esse é um diferencial que torna o campus Itaquá muito sedutor, inclusive trouxe alguns amigos de outras universidades para ingressarem no campus só por compartilhar a maneira como os professores nos tratam; como amigos e não somente como alunos. A proximidade que mantêm conosco, orespeito pelas nossas opiniões e o amor com que explanam o conteúdo das disciplinas, foram alguns dos testemunhos que dei que fizeram com que se transferissem para a UnG, pois me diziam que em suas universidades isso nunca acontecia, havia uma distancia entre os alunos e os professores.

Não tenho nada que reclamar quanto às aulas e aos professores, tudo e todos foram, são e serão de extremaimportância durante toda a minha vida, mas é claro que algumas disciplinas marcam mais que outras e alguns professores, por algumas circunstâncias, também marcam mais; alguns pelo que disseram e outros pela quantidade de tempo que passaram conosco durante esses três anos.
Uma das frases que marcaram minha trajetória na Pedagogia é “somos todos esses outros que nos rodeiam”. (Henri Wallon)

Esta fraseevidencia claramente a importância dos relacionamentos inter-pessoais, do convívio com outras pessoas que buscam os mesmos objetivos e podem encontrar e nos mostrar caminhos diferentes daqueles que enxergamos para que possamos ampliar nossas oportunidades de sucesso. Isso nos ajuda a respeitar as diferenças nos mantendo num eterno ciclo de ensinar aprendendo e aprender ensinando que torna toda equalquer pessoa ao nosso redor um potencial professor e aluno para a nossa vida.

Dentro dessa linha de raciocínio, aprendi a importância de se enxergar o ser humano não somente como um ser social, mas também como um ser histórico, não um ser que participa da história, mas que faz a história. Cada ser humano constrói sua própria história através de sua vivência que vai se concretizando pelaobservação do outro, daí a importância do outro em nossa vida, independente de quem ou o que ele seja ou represente.

Essas considerações transformaram meu modo de pensar o mundo e de agir em relação ao ambiente que vivo. Posso dizer que me tornei mais humano após essa experiência maravilhosa que foi cursar Pedagogia na UnG. Partindo do ponto de que a Pedagogia pertence à área de humanas, creio que o cursocumpriu o seu papel, transformando-me para que eu possa vir a ser o mediador na transformação de centenas de vidas que serão colocadas sob minha responsabilidade em sala de aula, e isso é o mínimo que se espera de um professor.










2. RELAÇÕES HUMANAS

Não há dúvidas de que as pessoas são diferentes umas das outras, pois isso é um fato. Desde pequenos demonstramoscaracterísticas diferentes no comportamento, na personalidade, no modo de agir na sociedade. Sempre tivemos consciência de que somos diferentes, temos necessidades diferentes. Porém, existe algo que é comum a todos: a capacidade de nos relacionarmos de forma consciente e voluntariamente.

As relações humanas são formadas através das interações entre as pessoas no seu dia-a-dia. Desde a infância...
tracking img