Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Sempre pensei e sonhei que um dia, não muito longe, eu iniciaria um curso universitário. Quando foi no ano de 2005, tive a grande oportunidade de iniciar o curso.


Confesso que fiquei bastante surpresa com a novidade porque havia me inscrito para conseguir a bolsa junto com meu esposo, e claro, estava torcendo para que ele conseguisse, pois era nossa prioridade como famíliainvestir primeiro no provedor e mais adiante eu faria. Eu tenho três lindas filhas e me preocupei bastante porque durante três anos teria que ter alguém durante a noite em minha residência para cuidar delas, e acredite, não foi fácil esta batalha, devido nossa situação financeira, não podíamos pagar muito para uma babá e tive a sobrinha de uma grande amiga que ficou com elas durante dezoito meses,logo depois ela não podia mais, devido seus estudos, mais uma preocupação, demorou seis meses para encontrar alguém que cuidasse delas. Foi aí que outra grande amiga, dona Dalcina, se ofereceu para ficar com as crianças e até o presente momento está cuidando delas durante a noite.


Agora, prestes a me formar, levo ao conhecimento de todos que ser uma pedagoga não era minha primeira opção, poiscomo já havia trabalhado durante quase doze anos na área administrativa, pensava em cursar secretariado.

Ao me casar e ter três lindas filhas comecei a pensar em uma profissão que me desse mais oportunidade de ensiná-las melhor e que me proporcionasse mais tempo com elas. Foi então que pensei na Pedagogia. Já trabalho como professora voluntária há dezesseis anos e isso também me incentivouainda mais para dar continuidade a esta profissão.

Ao iniciar o curso fiquei deslumbrada com o conhecimento adquirido durante as aulas. Foram tantos leques abertos durante os três anos de curso que só me deram mais certeza de minha decisão e o quanto é grande nossa responsabilidade de formar cidadãos.
Na pedagogia, muitos temas me chamaram a atenção. Porém, o que mais me despertou interesse foitrabalhar o lúdico com as crianças. Isso me proporcionou mudanças e melhora enquanto mãe, amiga e, num futuro próximo, me ajudará enquanto.

Já havíamos feito um projeto sobre trabalhar o lúdico no ensino de matemática e percebi que as crianças aprendem com mais facilidade através de jogos e brincadeiras, lembrando que o lúdico nos auxilia trabalhar com qualquer matéria.

Pensando em tudo istoe não se desfazendo de outros métodos eficazes utilizados por outros colegas da área, decidi falar um pouco do projeto realizado anteriormente e levar ao conhecimento de todos minha paixão.

























2. JOGO: PROMOTOR DE APRENDIZAGEM

Quando o professor propõe a seus alunos uma atividade de jogo, está propiciando que aprendam Matemática de forma muitoséria, embora a situação seja de brincadeira. O jogo desperta interesse, favorece a concentração e o envolvimento mental das crianças, o desenvolvimento da autonomia, a interação social, a construção de valores morais, a capacidade de enfrentar situações, facilitando o processo de aprendizagem.

Ele
“passa a ter o caráter de material de ensino quando considerado promotor deaprendizagem. A criança, colocada diante de situações lúdicas, apreende a estrutura lógica da brincadeira e, deste modo, apreende também a estrutura da matemática presente” (MOURA, 1996, p.80)”.


Além disso, ao se propor a análise do jogo pelo sujeito, este é levado a refletir sobre as estratégias (intuitivas ou lógicas) que utilizou durante as jogadas e a avaliá-las; fato que teráconseqüências na habilidade de resolução de problema. A criança, sem perceber, começa a analisar as jogadas erradas, compreender as ações envolvidas e buscar alternativas para solucioná-las a tempo de ganhar a partida e produzir conhecimento.

Nessa perspectiva, a análise do erro e do acerto pela criança se dá de maneira dinâmica e efetiva, proporcionando a reflexão e criação ou recriação de conceitos...
tracking img