Tcc - historia empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

NOME : VILLARES METALS S/A
ENDEREÇO : RUA: ALFREDO DUMON VILLARES, 155 - JD. SANTA CAROLINA
CIDADE : SUMARÉ UF: SP CEP : 13177-900
TELEFONE : (19) 3864-000 FAX (19) 3864 -8441
RAMO DE ATIVIDADE : Siderurgia
OBJETIVO EMPRESARIAL : Empresa com fins lucrativos
PORTE DA EMPRESA : Grande
N( DE EMPREGADOS: 1140 (unidade Sumaré)














































Capítulo 1 HISTÓRIA DA VILLARES

No ano de 1918, dois engenheiros. Carlos Dumont Villares e o inglês Frederich James Pirie, especializado em construção de elevadores elétricos, fundaram uma pequena empresa que ganhou o nome de PIRIE, VILLARES & CIA que montava e fazia amanutenção desses equipamentos. No início a empresa contava com apenas 47 empregados responsáveis pela montagem e conservação dos elevadores. O mercado estava emergindo, porém a importação de peças' era limitada. A pequeníssima indústria começava a se desenvolver, edifícios com elevadores eram vistos apenas em grandes capitais como o Rio e São Paulo.
No período de pós-guerra, a importação depeças encontrava dificuldades. Diante disso, a pequena empresa partiu para a criação de sua própria tecnologia. Aos poucos foi substituindo os itens então importados, por produtos de fabricação nacional. A primeira obra de grande vulto feita pelos pioneiros foi a instalação de cinco elevadores no edifício dos Correios e Telégrafos.
cujas máquinas foram totalmente fabricadas por seus funcionários. OPresidente da República Epitácio Pessoa veio inaugurar a obra.
Em 1926, em viagem aos Estados Unidos, Luiz Villares, irmão do falecido Carlos Villares, conheceu as instalações da Westinghouse Eletric Corporation, na cidade de East Pittsburgh, que já estava fabricando as mais avançadas máquinas e motores para elevadores. Lá, Villares assinou um contrato de assistência técnica e troca detecnologia que lhe possibilitava conhecer detalhadamente esses mecanismos. Foi esse contrato que permitiu o desenvolvimento da fabricação de peças brasileiras.
Em poucos anos foram acertados inúmeros pedidos de instalação de elevadores da mais alta qualidade. A partir desse momento então, a empresa Villares inicia suas atividades siderúrgicas com a fundição de pequenas peças, que além deatender toda a fundição de uso próprio nos elevadores, passaram a fornecer peças de aço de alta qualidade para terceiros. Descobriu-se um novo e promissor mercado.
Assessorado por uma equipe de técnicos e engenheiros da Escola Politécnica de São Paulo, o perspicaz Luiz Villares conseguiu desenvolver tal qualidade de aços - até então importados - chegando à produção de aços especiais de alta liga,fabricando inclusive ferramentas. Eram atividades novas na América do Sul. A partir desse momento, a empresa Villares segue uma longa trajetória de crescimento e mudanças que levaram a empresa a ocupar a posição de liderança no cenário siderúrgico nacional e um lugar de grande destaque no cenário internacional.

1.2 Villares Metals S.A.

A Villares Metals S.A. surgiu em 1996, quando aantiga Eletrometal passou a ser controlada pela Aços Villares. (Situada em Sumaré, a 113 km de São Paulo).
Atualmente com uma capacidade produtiva de 83.000 toneladas por ano, concentrou sua produção de aços especiais de alta liga e investiu em modernização para reduzir custos operacionais e aumentou ainda mais a produção no setor. Hoje a empresa atende seus mercados oferecendo produtos eserviços com a tecnologia, qualidade, competitividade e tempos de resposta comparáveis aos melhores do mundo.
A Villares Metais S.A. possui plantas nas cidades de Sumaré e Sorocaba. A planta de Sumaré tem 124.000 m2 de área construída, num total de 924.000 m2 e a planta de Sorocaba tem 75.000 m2 de área construída num total de 240.000 m2. O Centro de Distribuição tem um total de 5.000 m2...
tracking img