Kant e etica do dever

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Rafael Dias Lemos Disciplina: Ética / UCS0103AC
Curso: Engenharia MecânicaProf: Mateus Salvadori


KANT e a Ética do dever
A vontade de agir por dever


Uma ação só seria moral se ela valesse por si mesma e não pelo efeito que seatinge através dela?

Uma ação para valer por si própria deve ser efeito de uma Boa Vontade tomada como norma de conduta a partir de um princípio racional.


O objetivo do texto é buscarum principio de moralidade que fundamente os costumes e o
agir moral. As leis morais orientam o agir humano, sendo o ponto de partida a boa vontade.


Este texto é importante porque mostraque não adianta possuir qualidades ou dons se a pessoa não possuir boa vontade, pois todas as qualidades da pessoa podem ser desvirtuadas, desde que se tenha má vontade. A vontade é boa quando se agecom o dever. Com isto a pessoa não deve agir por interesse, e sim por obrigação, por dever.



Avaliação critica:

A ética de Kant é a luta do homem contra ele mesmo, contra seus desejosprivados que vão de encontro ao bem da humanidade. A ética é a busca de si mesmo e do humano e universal. É uma posição de espírito, um ideal a ser trabalhado, e não uma mera discução sem sentido sobreo certo e errado, onde no fim se estabelece que tudo se trata de utopia e se libera o ser humano da luta contra si mesmo, fica ele liberado da dificuldade de ser melhor.
Com isso Kant querdizer que, ao agirmos, devemos pensar se aquilo que estamos fazendo poderia ser feito também por todas as outras pessoas, sem prejuízo para a humanidade. Essa deve ser uma orientação para nos guiar nosmomentos de decisão.
Termino essa análise, salientando que Kant fez uma filosofia com que queiramos de fato assumir máximas que universalize nossas ações de acordo com o que esperamos que todos...
tracking img