Intemperismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTEMPERISMO


Características:

Conhecido como meteorização, é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam a degradação e enfraquecimento das rochas.
Formação rochosa dificulta afixação de plantas, solos menos rochosos facilitam a fixação de plantas.
Tipos:
Químico, Físico, Biológico.
Químico: quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento(material de origem), sofrendo assim um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiõesintertropicais.
*Oxidação: consiste na mudança do estado de oxidação de um elemento, através de reação com o oxigênio. Essa reação destrói a estrutura cristalina do mineral.*Hidratação: consiste na incorporação de água à estrutura mineral, formando um novo mineral.

*Dissolução: consiste da solubilização completa de alguns minerais por ácidos.

*Hidrólise: Sendo asrochas constituídas basicamente por silicatos, quando elas entram em contato com a água, os silicatos sofrem hidrólise e dessa reação resulta uma solução alcalina.

*Acidólise: é a reação dedecomposição de minerais que ocorre em ambientes de clima frio, onde a decomposição da matéria orgânica é incompleta, formando ácidos orgânicos.





Físico: Desagregação ou desintegração domaterial de origem (rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes, ou seja conserva as características de seus minerais. Em regiões desérticas e de clima semiáridoesse processo é mais intenso.
* termal: Ocorre devido a variação de temperatura (quente ou fria), fazendo assim com que a rocha tenha suas estruturas enfraquecidas.
*mecânico: ocorredevido a vários fatores como a dissolução de água em geleiras e sua cristalização em fraturas que provoca o esfacelamento em blocos de rocha pelo aumento de volume da água ao formar o gelo....
tracking img