Tcc: escolhendo um tema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TCC: escolhendo um tema
De: Ivy Judensnaider

[pic]
imagem: Jasper Johns


Os trabalhos de conclusão, ou monografias, variam em função de muitos fatores: alguns são realizados em grupo, outros individualmente; alguns envolvem a realização prática de certas tarefas (criação de agências-modêlos ou empresas-júnior), outros apenas a coleta de dados secundários e bibliográficos, ou estudos decasos. A arScientia inicia agora uma série de artigos e entrevistas sobre o tema com a profa. Ivy Judensnaider. Economista e mestra em História da Ciência, ela orienta alunos em projetos de Trabalho de Conclusão de Curso há mais de uma década.
arScientia – O momento da escolha do tema para um trabalho de TCC costuma ser estressante para os alunos, não é?
Profa. Ivy – Para os alunos e para oorientador também (risos). Claro que é um momento estressante, porque o tema é o que definirá os caminhos que o projeto irá seguir. O aluno fica extremamente ansioso, e o orientador também. Para o orientador, a maior dificuldade é explicar ao aluno que tema é o assunto geral, e que ele requer ser pensado e pesquisado para que se possa escolher o objeto de estudo do projeto. 
arScientia – Como assim?Profa. Ivy – O tema, geralmente, está relacionado à linha de pesquisa do orientador, ou aquela que o aluno pretende investir nos anos seguintes da carreira acadêmica ou profissional. O objeto de estudo é o recorte que se faz em cima do tema.  Então, por exemplo, um aluno de Administração pode querer investigar a questão do gênero no ambiente empresarial, e esse será o tema. A partir desse tema,ele irá “recortar”, quer dizer, escolher um aspecto que ele considera relevante que possa ser pesquisado. Ele pode estudar, por exemplo, a questão dos salários nas empresas de grande porte, e tentar estabelecer relações entre o nível salarial e o gênero. Ele pode, por outro lado, preferir estudar quais são os benefícios que determinadas empresas oferecem a suas funcionárias. Esses são exemplos derecortes, e que mostram o objeto de estudo da pesquisa que, por sua vez, está inserido dentro de um contexto maior: o tema, ou o eixo temático.
arScientia – A senhora poderia dar outros exemplos dessa relação entre tema e objeto de estudo?
Profa. Ivy – Vejamos um exemplo na área de Nutrição. O aluno pode escolher como tema a relação entre cultura e alimentação. Como recorte, ele pode definir comoa investigação sobre interdito religioso e hábitos alimentares como, por exemplo, o consumo de carne de porco por certos grupos religiosos. Ele pode escolher, também, realizar um estudo sobre as formas como a historiografia da história da alimentação tratou da questão do interdito religioso. Esse também é um recorte, e que pode até se tornar mais preciso se ele escolher um determinado alimento, ouum interdito específico. O tema é amplo, mas o recorte deve ser o mais específico possível. É o recorte, aliás, que irá servir como entorno para a formulação do problema da pesquisa.
arScientia – Como o aluno deve escolher o tema do TCC?
Profa. Ivy – São várias as possibilidades. Como já falei, ele pode escolher em função de preferências pessoais, por gostar do assunto e por pretender, nofuturo, continuar trabalhando nessa área específica. Ele também pode escolher em função do orientador, quer dizer, ele escolhe o orientador que, por sua vez, indica uma área temática.
arScientia – Ele deve escolher algo sobre o qual ele entenda muito, ou é melhor que ele escolha algo sobre o qual não saiba nada?
Profa. Ivy – Qualquer uma das duas escolhas é válida. O mais relevante é que ele seinteresse pelo tema, porque ele vai ficar estudando aquilo pelo menos durante um ano. O TCC deve ser prazeroso, no sentido de proporcionar satisfação e auto-realização. Se o aluno for sentir isso estudando algo sobre o qual ele saiba muito, ótimo. Se for sentir isso ao estudar algo sobre o qual ele não saiba nada, também será ótimo. Ele deve se sentir confortável com o tema, desafiado, comprometido....
tracking img