Tcc de medula ossea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO



A medula óssea (MO) é um órgão gelatinoso constituído por vários tipos celulares incluindo aqueles com alto poder proliferante denominadas células fundamentais, células progenitoras, células CD34 também encontradas em menor número no sangue periférico, e na região interior dos ossos longos onde são produzidas as hemácias, leucócitos e plaquetas (BARROS, 2006).Para Maltese (1980) a MO é uma substância mole que se encontra em todas as cavidades ósseas, especialmente nos ossos longos, é formada por tecido reticuloendotelial, constituído por diversos tipos de células.
O mesmo autor classifica a MO em três variados e cita suas constituições: MO vermelha, MO amarela, MO gelatinosa sendo que a MO vermelha constitui a medula funcionante encontrada emtodos os ossos dos recém-nascidos, com o progredir dos anos vai se transformando em tecido gorduroso comum, modificando para cor amarela, já MO gelatinoso é encontrada na desnutrição ou as doenças compectivas graves como tuberculose, câncer ou doenças dos órgãos formadores de sangue.
O transplante de medula óssea (TMO) é um procedimento terapêutico, com propriedades mielo e imunoablativa econsiste na infusão, por via intravenosa, de sangue da medula óssea, obtida de doador previamente selecionado, em um receptor adequadamente condicionado, ou seja, é submetido a um regime quimioterápico, com ou sem radioterapia (ANDERS et al, 2000).
Atualmente o TMO é uma modalidade terapêutica importante na área da Oncologia e vem se constituindo com uma alternativa eficaz em diversos tipos deneoplasias e doenças hematológicas, quando os tratamentos convencionais não oferecem bons prognósticos (TORRANO-MALSETTI, OLIVEIRA e SANTOS, 2000).
O histórico do TMO possui vários aspectos peculiares desde os estudos iniciais em 1957, até seu reconhecimento em 1990 com o premio NOBEL de medicina ofertado ao Dº Donnall Thomas nos EUA que utilizou este procedimento em pacientes com leucemiaaguda (DORO e PASQUININI, 2000).
Na América Latina, o Brasil foi o pioneiro país a fazer TMO tendo como local escolhido para tão ousada responsabilidade o Hospital das Clínicas de Curitiba-PR, constitui-se então o Serviço de Transplante de Medula Óssea (STMO). Assim, em 1979 realizou-se o primeiro TMO, com um paciente portador de anemia aplásica (DORO e PASQUINI, 2000).

Barros(2006) ressalta que o primeiro propósito do TMO seria estabelecer anormalidade funcional medular comprometida pela doença de base. Porém (Riul e Aguilar, 1997), cita que a finalidade do TMO é reconstituir o órgão hematopoiético enfermo, lesado por um mecanismo auto-imune, tóxico em decorrência da proliferação celular neoplásico ou reacional, oferecendo ao paciente a possibilidade da cura ouaumentando a sobrevida.
Paton, Coutinho e Voltarelli (2007) ressaltam que inúmeras são as doenças que podem ser tratadas pelo transplante de células progenitoras hematopoiéticas (TCPH) em suas várias modalidades, sendo singênico, autólogo ou alôgenico, sangue periférico através de máquina de aférese; ou de cordão umbilical, de doadores aparentados ou não relacionados, imunogeneticamente compatíveisou não compatíveis.
Os pacientes submetidos ao TMO vivenciam alguns problemas singulares ao enfrentar
o transplante decorrente do próprio estresse a que são submetidos, desde o diagnóstico da doença, passando pelas várias fases do tratamento e complicações (CONTEL et al, 2000).
Durante o processo de TMO, os pacientes passam por um sistema diferente de internação, em relação aotempo, necessitando de isolamento, protocolo rígido de rotinas, além da previsão das reações e efeito colaterais que o tratamento provoca (PONTES, GUIRARDELLO e CAMPOS, 2007).
O exercício do profissional enfermeiro em uma unidade de TMO abrange um grande campo de atuação, sendo responsável pelo planejamento, execução, coordenação, supervisão e avaliação da assistência de enfermagem em TMO e em...
tracking img