Cuidados de enfermagem ao paciente com leucemia mielóide aguda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Este trabalho de pesquisa tem como tema a Leucemia Mieloide Aguda (LMA), um tipo de câncer das células brancas do sangue, os leucócitos. Mielóide, pois as células anormais afetam as células mielóides e aguda, já que ocorre o crescimento quantitativo de células sanguíneas imaturas.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA (www.inca.gov.br) a LMA representa cercade 80% das leucemias agudas do adulto. Aproximadamente 60 a 70% dos pacientes obtêm resposta completa após a fase inicial de tratamento. Todas as faixas etárias são afetadas, sendo que a incidência aumenta com a idade, com um máximo de 60 anos de idade.
Para que o técnico de enfermagem amplie seus conhecimentos sobre a LMA torna-se necessário conhecer a medula óssea e suas funções, ossinais e sintomas, as causas, as complicações, o tratamento e os cuidados de enfermagem.

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO

O que o profissional técnico de enfermagem deve saber sobre os cuidados ao paciente com Leucemia Mielóide Aguda?

1.2 JUSTIFICATIVA


Esta pesquisa será desenvolvida para saber como a leucemia se desenvolve no organismo e compreender como é feito o tratamento específico paraLeucemia Mielóide Aguda. É importante saber que, se a doença não for tratada imediatamente, evolui rapidamente e torna-se grave. Com a produção exagerada de células brancas, estas não conseguem atingir a maturidade e adoecem impedindo que a função da medula óssea seja desempenhada normalmente.







1.3 OBJETIVOS

1.3.1 OBJETIVO GERAL

Conhecer sobre os cuidados específicos deenfermagem destinados ao paciente com Leucemia Mielóide Aguda.

1.3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


- Compreender sobre medula óssea e suas funções.
- Caracterizar a LMA.
- Citar os sinais e sintomas.
- Estudar as causas.
- Identificar as complicações causadas pela doença.
- Saber sobre o diagnóstico e como é feito o tratamento específico para LMA.
- Aprender sobre os cuidados deenfermagem na prevenção e complicação da doença e orientações às famílias sobre os cuidados domiciliares.

1.4 METODOLOGIA

A revisão bibliográfica será feita mediante leitura sistemática, ressaltando os pontos abordados pelos autores pertinentes ao assunto em questão.
A pesquisa teórica será realizada através de consultas em livros, revistas e páginas da Internet.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 MEDULA ÓSSEA

É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gáscarbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. E as plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.
O transplante de medula óssea consiste na sua substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo dereconstituição de uma nova medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

[pic]

http://www.grupoescolar.com/materia/medula_ossea.html
2.2SANGUE

O sangue humano é constituído por um líquido amarelado, o plasma, e por células e pedaços de células, genericamente denominados elementos figurados. O plasma sangüíneo é formado por toda parte líquida e não celular do sangue. A água é o principal componente do plasma correspondendo a 91% do seu volume, 7% de proteínas (albumina, globulinas e fibrinogênio) e 2% de outras substâncias como...
tracking img