Episiotomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea substituindo as células sanguíneas normais.
As leucemias estão classificadas em agudas e crônicas, estando divididas em mieloblástica e linfocítica e suas subclassificações. (DÓRO,2000). Dentro desse panorama, as leucemias do tipo mielóide são as mais frequentes, embora, pelo parâmetro “anos potenciais de vida perdidos”, ganhe importância a leucemia linfóide aguda (LLA), responsável pelos casos em crianças. Dentre as leucemias, verifica-se que 85% dos casos, em crianças, são do tipo LLA, 10% não-linfóide aguda (LNLA) e 5% mielóide crônica (LMC). As leucemias linfóidescrônicas não têm sido relatadas na faixa etária pediátrica. (SILVA, PIRES E NASSA, 2002).
Conforme INCA (2008), até os anos de 1970, os portadores de câncer tinham poucas possibilidades de cura, acarretando, em geral, o óbito. Atualmente, face os avanços terapêuticos ocorridos e o diagnóstico precoce, muitos tipos têm bom prognóstico. No caso da leucemia, observa-se, em geral, uma taxa de cura médiade 70%. O tratamento consiste na associação de ações voltadas à administração de medicamentos (poliquimioterapia), ao controle das complicações infecciosas e hemorrágicas, à prevenção ou ao combate à doença no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e, se indicado, o transplante de medula óssea. “A leucemia é uma doença complexa, de tratamento abrangente, exigindo atenção não somentepara as necessidades físicas, como também para as necessidades psicológicas e sociais, incluindo a atenção e participação da família”. (COSTA; LIMA, 2002)
A medula é o local de formação das células sanguíneas, presente na cavidade dos ossos. Nela são encontradas as células precursoras, que originam os elementos do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) eplaquetas.
Os principais sintomas da leucemia decorrem do acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias). Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo com isso que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificaçãoda leucemia.
No Brasil e em outros países, a leucemia representa numericamente cerca de 5% de todos os tipos de câncer. Tendo sido objeto de atenção dos profissionais de saúde, por atingir uma população jovem que se encontra no auge da sua fase produtiva e resultar em alto índice de mortalidade. (PONTES; GUIRARDELLO; CAMPOS, 2007).
A leucemia representa um grupo de neoplasias malignasderivadas das células hematopoiéticas. Esta doença inicia sempre na medula-óssea, local onde as células sanguíneas são produzidas, e posteriormente invadem o sangue periférico, podendo atingir vários órgãos do paciente afetado.
A leucemia é a doença maligna mais comum na infância, correspondendo aproximadamente a 30% dos casos de câncer em crianças. No Brasil são registrados cerca de 7400 casos deleucemia por ano com um total de 5500 mortes, representando o 8o tipo de câncer mais frequente na população brasileira (INCA, 2002). De acordo com a célula de origem, as leucemias podem ser classificadas em mielóide ou linfocítica. Lembrando que as células mielóides irão dar origem aos eritrócitos (hemácias), monócitos, neutrófilos, eosinófilos, basófilos e plaquetas, e as células linfóides aoslinfócitos. Com a proliferação das células neoplásicas no interior da medula óssea há um suprimento na produção das células hematopoiéticas normais.
Devido à redução no número de hemácias e, subsequentemente, da capacidade de transporte de oxigênio do sangue, os pacientes com leucemia irão apresentar anemia e fadiga.
Os pacientes leucêmicos também apresentam problemas de sangramento...
tracking img