Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola EB 2,3 /S Miguel Torga

“Composição química da batata”

Elaborado por: Sara Conceição 10ºB nº23
Disciplina: Biologia e Geologia
Professora: Iolanda Silva
Data de realização: 21 de Fevereiro de 2012



Fundamentos teóricos
A atividade experimental realizada vem fundamentar a matéria da Unidade 0. Ao longo desta unidade é possível apreender que vivemos num Mundo onde a Biosferatem uma imensidade de seres vivos, e que em cada um deles, existe uma grande diversidade de constituintes. O constituinte básico é a célula. A célula está subdividida em dois grupos; as células eucarióticas, as quais possuem um núcleo bem definido e organizado, associadas a seres unicelulares ou multicelulares (seres vivos, excepto bactérias e cianobactérias); e as células procarióticas,possuidoras de um núcleo simples e delimitado por um invólucro, associadas a seres unicelulares (bactérias e cianobactérias.
“A unidade biológica da célula não se limita a características estruturais e funcionais; ela revela-se também a nível molecular.” (Matias e Martins, 2009, pág.36) Moléculas orgânicas de grandes dimensões, que são fundamentais no organismo de um ser vivo constituem asmacromoléculas, as quais são formadas por um número reduzido de elementos químicos (H, C, O, entre outros). As funções destas biomoléculas são variadas (funções estruturais, energéticas, enzimáticas, armazenamento e transferência de informação). Das mesmas fazem parte diversos sais minerais como por exemplo sódio, potássio, cálcio, magnésio, entre outros, que são igualmente importantes. (1)
Compostosorgânicos:
A água é o constituinte mais importante da célula, cerca de 75% a 90% da sua massa total. A molécula da água é responsável por todas as reações químicas na célula; apesar de ser eletronicamente neutra apresenta polaridade, o que é importante para manter relações entre através de pontes de hidrogénio; e para o grande poder solvente da água, que permite formar compostos estáveis.
Nasmacromoléculas biológicas existem quatro tipos das mesmas: os glícidos (monossacarídeos), os prótidos (aminoácidos), os ácidos nucleicos (nucleótidos) e os lípidos (ácidos gordos). O processo de polimerização ocorre quando há formação de cadeias, que originam polímeros; Despolimerização acontece quando há uma ruptura entre dois monómeros devido à reação do composto com a água.
Os prótidos são constituídospor carbono, oxigénio, hidrogénio e azoto, porém podem conter elementos como enxofre, fósforo, ferro, cobre, magnésio, entre outros. Relativamente à sua complexidade podem ser caracterizados como aminoácidos, péptidos e proteínas. Aminoácidos são os prótidos mais simples, constituem as unidades estruturais dos péptidos e das proteínas; são constituídos por um grupo amina (NH2), por um grupocarboxilo (COOH). Péptidos são o resultado de uma ligação química covalente entre dois ou mais aminoácidos (ligação peptídica); estabelece-se esta ligação entre o grupo carboxilo de uma aminoácido e o grupo amina de outro. O péptido formado por dois aminoácidos denomina-se dipéptido, por três aminoácidos é um tripéptido, entre dois e vinte aminoácidos designa-se oligopéptidos, superior a esse número sãoos polipéptidos. Funções desempenhadas por proteínas são: função enzimática, função estrutural, de defesa, de transporte, reguladora e contráctil.
Os glícidos são constituídos por C, O e H. Podem ser considerados monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos de acordo com a sua complexidade. Monossacarídeos são os glícidos mais simples, e são classificados de acordo com o numero de átomosde carbono; Existem as trioses (3 C), tetroses (4 C), e assim sucessivamente. A união de dois monossacarídeos denomina-se ligação glicosídica. Moléculas constituídas por dois a dez monossacarideos denominam-se oligossacarídeos, superior a esses números denominam-se polissacarídeos. Funções desempenhadas por glícidos são: função energética e estrutural.
Os lípidos são constituídos por O, H,...
tracking img