Tcc contabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Etec “JOÃO GOMES DE ARAUJO”

CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDAE









Leonardo de Carvalho Leonel

Lucas Andrey da Silva Antunes dos Santos

Luís Rafael dos Santos Costa

Maria Cecília Leite









CONTABILIDADE AMBIENTAL









Pindamonhangaba – SP
2011
CEETEPS – Centro Paula Souza de educação Tecnológica

“Paula Souza”

Etec – João Gomes deAraújo

CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE





Leonardo de Carvalho Leonel

Lucas Andrey da Silva Antunes dos Santos

Luís Rafael dos Santos Costa

Maria Cecília Leite



CONTABILIDADE AMBIENTAL




Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao CEETESPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – Etec JOÃO GOMES DEARAÚJO como requisito parcial para a certificação Curso Técnico em Contabilidade.


Prof. Orientador: Carlos Eduardo
Prof. Co-orientador Arlete Monteiro




Pindamonhangaba – SP

2011







































Dedicamos o nosso trabalho primeiramente a Deus, aos professores eespecialmente ao professor Ademar e aos nossos colegas de classe, e a todos que indiretamente e diretamente nos ajudaram.

































A fonte da infelicidade do homem é a sua ignorância da natureza.
Barão d’HolbachAgradecemos especialmente a Deus, aos nossos professores que sempre estiveram a disposição, e aos nossos colegas de classe que nos apoiaram.
LEONEL, Leonardo de carvalho; SANTOS, Lucas Andrey Antunes; COSTA, Luís Rafael dos Santos; LEITE, Maria Cecília. ContabilidadeAmbiental. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” Etec “João Gomes de Araújo” Curso Técnico em Contabilidade.




RESUMO


Em um novo mundo empresarial, com novas obrigações e co
ntas a prestar, as empresas foram obrigadas a aderir em seu meio institucional a contabilidade ambiental, ou seja, demonstrarfinanceiramente gastos, ganhos, perdas, danos e quaisquer outras ações que cometessem que interferisse direta e indiretamente no meio ambiente, desse modo, percebemos que o contador e a empresa possam assim, vivenciar uma relação mais harmônica com o meio ambiente; podemos dizer também que a Contabilidade Ambiental vem a ser um conjunto de ações planejadas para desenvolver um projeto, com as preocupaçõesambientais, vemos nesse aspecto velhos princípios da contabilidade, como os da entidade, continuidade, oportunidade e registro pelo valor entre outros. Essa nova contabilidade vem a ser um sistema de informação útil e agradável, pois consegue facilitar o entendimento da empresa com o meio ambiente, não podemos deixar de lado também o balanço patrimonial, ativos e passivos ambientais, custos egastos ambientais, e a auditoria que vem na forma de analisar as possíveis falhas no sistema, que por ser recente gera ainda algumas dúvidas.


Palavras chave: empresarial – ambiental – contador – contabilidade – princípios – sistema.








LEONEL, Leonardo de carvalho; SANTOS, Lucas Andrey Antunes; COSTA, Luís Rafael dos Santos; LEITE, Maria Cecília. Contabilidade Ambiental. 2011. 24f.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” Etec “João Gomes de Araújo” Curso Técnico em Contabilidade.




ABSTRACT


In a new business with new obligations and bills to pay, companies were forced to join in their midst institutional environmental accounting, that is, demonstrate financial expenses, gains,...
tracking img