Tcc contabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Ao longo de vários séculos, o homem, através de suas atividades de exploração dos recursos naturais, comprometeu e ainda está comprometendo o padrão de vida da sociedade, causando diversos malefícios à população devido aos impactos ambientais decorrentes de suas atividades. A ameaça do aquecimento global deu ao termo globalização um novo sentido, que vai muito além daintegração dos mercados. Trata-se de um senso compartilhado de responsabilidade perante o planeta. A ameaça de mudança do clima nunca foi tão real. Ela vai transformar a vida dos indivíduos, dos governos e das empresas e tais problemas originam-se da maneira pela qual os recursos naturais estão sendo consumidos e na relação das conseqüências advindas deste consumo.
A sociedade moderna,caracterizada pelo uso de máquinas e equipamentos, tais como: eletrodomésticos, transportes à base de combustíveis fósseis, computadores, telefones celulares, entre outros, embora satisfaçam as necessidades e desejos da sociedade, podem ao mesmo tempo, trazer doenças e a escassez de recursos naturais necessários para a sobrevivência do planeta.
Manter o grau de necessidades e desejos dapopulação permitindo que os recursos naturais estejam disponíveis para gerações futuras é um dilema que as organizações estão enfrentando nos últimos anos, principalmente, após a conscientização da sociedade em relação à capacidade da natureza suportar todo esse consumo.
Para atender às determinações legais, bem como às exigências decorrentes da conscientização da sociedade (consumidores,fornecedores, organizações não governamentais, governo, etc.), as empresas estão desenvolvendo diversas ações as quais promovem o desenvolvimento sustentável. Para mensurar essas constantes mutações no meio ambiente, as organizações ligadas diretamente à extração de recursos naturais estão implantando o Sistema de Gestão Ambiental – SGA, como meio de controle e divulgação das ações empreendidas em prol dapreservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.
Dentro deste contexto, a contabilidade ambiental está sendo uma grande conquista para a classe contábil, pois além de ter uma legislação bem elaborada acerca do meio ambiente, está sendo de grande valia para as organizações, identificando, avaliando, registrando, demonstrando e analisando os fatos ambientais decorrentes de suaatividade exploratória. Ao mesmo tempo, a mensuração dos aspectos ambientais constitui-se de um grande desafio para a contabilidade, podendo contribuir muito com a sociedade e com o governo, buscando soluções para os problemas sociais, pois ela como meio de informações, deve buscar responder a este novo desafio, satisfazendo aos usuários interessados na atuação das empresas sobre o meio ambiente econtribuindo para o sistema de gestão ambiental.
Na realidade local, a Microrregião do Vale do Açu possui um dos mais altos índices de exploração dos recursos naturais do Estado do Rio Grande do Norte (RN). Ela se apresenta como uma das áreas do RN com maior potencial para atividades produtivas ligadas ao agronegócio, tanto patronal, quanto familiar e é detentora da maior oferta de recursoshídricos do Estado, com especial destaque para a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, e de solos de alta fertilidade. Os municípios do Vale agregam todas as condições naturais necessárias para a realização de projetos na área da fruticultura irrigada (banana, manga, melão, melancia, entre outras frutas), carcinicultura, bovinocultura leiteira, apicultura, cana-de-açúcar, mamona, etc.A região conta ainda com a exploração dos recursos fósseis explorados pela Petrobras, que com ela arrasta toda uma gama de empresas que lhe prestam serviços. Com a chegada da termoelétrica TERMOAÇU S.A., aumentará seu parque produtivo e consequentemente a exploração dos ecossistemas naturais e a poluição atmosférica, tendo em vista que, a termoelétrica é um dos meios de produção de energia...
tracking img