Taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FREDERICK WINSLOW TAYLOR

Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de Março de 1856 — Filadélfia, 21 de Março de 1915), foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas.Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Ele queria aumentar a produtividade dos trabalhadores pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.
Taylor conseguiu a atenção do público na década de 1880, reduzindo o número de trabalhadores na Bethlehem Steel Works de 500 para 140 sem perda de produção.
Sua orientação cartesianaextrema é ao mesmo tempo sua força e fraqueza. Seu controle inflexível, mecanicista, elevou o desempenho das indústrias em que atuou, igualmente gerou demissões, insatisfação e estresse para seus subordinados e sindicalistas.
Taylor publicou um livro em 1911 “Princípios da Administração Científica” o livro relata seu estudo observando o trabalho dos operários. Sua teoria seguiu um caminho de baixopara cima. Para ele o melhor jeito de administrar é através de um estudo, de uma ciência. Tinha como objetivo de acelerar o processo produtivo, produzir mais em menos tempo, sem perder a qualidade.
A idéia principal do livro é a divisão de funções dos trabalhadores, com eficiência e eficácia gerando lucro e ascensão industrial.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

A Administração científica é umaabordagem do operário para o supervisor e gerente. O operário era visto como máquina e deveria produzir com agilidade e qualidade para gerar cada vez mais benefícios para as indústrias. O movimento taylorista é caracterizado por tornar mais eficiente os processos do trabalho. Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operário, o qual era desqualificado e tratado com descuido pelasempresas.
Taylor constatou que fazendo uma boa administração era possível ter aumento da produção e diminuição do quadro de funcionários.

1 METODOLOGIA TAYLORISTA DE ESTUDO

Para Taylor a gerência tinha por obrigações: afixar trabalhadores numa jornada de trabalho controlada, supervisionada, sem interrupções, podendo o trabalhador só parar para descansar, quando for permitido.
Taylor afirmaque a gerência não podia deixar o controle do processo de trabalho nas mãos dos trabalhadores, então deveriam aprender o trabalho para cobrar dos trabalhadores;
As idéias começaram a ser conhecidas no século XX.
Ele procurava a eficiência no trabalho, por isso tinha que eliminar todos os desperdícios de tempo;
Considerava o ritmo lento de trabalho e a vadiação como inimigas da produção.
Oprocesso de trabalho não devia estar na responsabilidade dos trabalhadores e estava concentrado mais nos operários do que na gerência, e neste caso os processos e as decisões deveriam passar por ela e não pelo trabalhador.
Com o conhecimento da produção a gerência poderia estabelecer os tempos necessários: assim, fixou a distribuição do tempo de trabalho.
Estudou como o trabalhador poderia produzirmais num ritmo de trabalho controlado.
Também acreditava que o trabalhador devia apenas aprender a executar uma função, não podia perder tempo analisando o trabalho, visto que ele não tinha nem tempo para isso, nem dinheiro, isso caberia a gerência.

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15 ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHADOR

16 Seu principal objetivo era aisenção de movimentos inúteis, para que os operários executassem de forma mais simples e rápida e sua função, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em menos tempo e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente e consistia nos seguintes aspectos:

Análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos: Eliminava os movimentos inúteis e simplificava o que...
tracking img