Taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípios da administração científica
Resenha crítica da obra de F. W. Taylor:


TAYLOR, F. W. Princípios da administração científica. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 1990.


DADOS DO AUTOR

O engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, nascido na Filadélfia em 20 de Março de 1856 foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança; éconsiderado o pai daadministração científica. O fato mais marcante da vida de Taylor foi o livro que publicou em 1911 "Princípios de Administração Científica", mas em 1903 ele publicou o livro “Administração de Oficinas” onde expôs pela primeira vez suas teorias. Inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico aos 21 anos pelo Stevens Institute of Technology, de New Jersey, estudando à noite. Oprincipal foco dos seus estudos era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Frederick Taylor morreu em 1915 aos 59 anos de idade, vitimado por uma gripe.

RESUMO

Taylor inicia sua obra fazendo referência e mistério acerca de certo “problema mais amplo da eficiência nacional” citado pelo presidente norte-americano Teodoro Roosevelt. Logo se percebe que esse problematem haver com o desperdício que é causado em virtudes das ações humanas mal dirigidas e ineficientes; o que impede a maior eficiência nacional. Ao considerar a busca intensa por homens competentes, o autor observa que não basta buscar homens competentes já formados. E declara que só sem entrara no caminho da eficiência nacional quando se investir sistematicamente na formação de pessoas competentes.Considerando que no futuro o sistema, e não o homem, estará em primeiro lugar; o autor observa que ainda mais é necessário o treinamento e o aperfeiçoamento: “o melhor homem atingirá o mais alto posto, de modo mais seguro e mais rápido”.

Assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado é, para Taylor, o principal objetivo da administração. Eele explica que o máximo de prosperidade envolve valores outros além do dinheiro e que os interesses de empregadores e empregados não são tão antagônicos como muitos querem acreditar e, partindo do pressuposto inegável que “o indivíduo atinge sua maior prosperidade... quando alcança seu mais alto grau de eficiência”, conclui que o objetivo de trabalhador e administração deve ser a formação e oaperfeiçoamento do pessoal da empresa. Em seguida o autor analisa as causas do que ele denomina “vadiagem no trabalho”; isto é, o hábito de trabalhar vagarosamente. Tal hábito teria duas causas principais que seriam a indolência natural e a indolência sistemática, sendo esta a que o autor considera a mais nociva para o ambiente de trabalho. Taylor considera esse assunto de tão grande importância quealonga sua discussão analisando as três causas principais da vadiagem no trabalho defendendo que: os líderes devem esforçar para desfazer o engano de que um trabalho de alto-rendimento tira o emprego de outros, os administradores devem conhecer a dinâmica de cada atividade do trabalho e acabar com a indolência natural e a vadiagem premeditada (1) remunerando por produtividade, (2) dispensando osimprodutivos e (3) admitindo novos funcionários cuidadosamente selecionados. Além disso, é dever dos administradores encontrar, entre os diversos métodos de realizar uma tarefa, o melhor método e sistematizá-lo.

Taylor faz então uma excelente comparação entre a administração científica e o que ele chama de administração por iniciativa e incentivo. Basicamente, diz Taylor, o principal problemada administração é “obter a melhor iniciativa de cada operário”; mas, como fazer isso? A administração comum nos dias do autor fazia isso oferecendo um incentivo especial. Uma mudança significa que Taylor propõe é a idéia de “tarefa” e chega a declarar que “a administração científica (...) consiste em preparar e fazer executar tarefas”. Esse tema é tão importante que o autor demonstra através de...
tracking img