Resenha blikstein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de Comunicação Escrita. 22 ed. São Paulo: Ática, 2006, 103 p.

COMO CHEGAR AO RIO DE JANEIRO?

Por: Renata Delfino Rafael

“Técnicas deComunicação Escrita”, obra de Izidoro Blikstein, publicada na década de 1980, é composta por cinco capítulos, vocabulário crítico e bibliografia comentada. É um livro de linguagem acessível e dinâmica,aborda soluções para problemas na comunicação escrita.
O autor inicia com uma história sobre um gerente que escreve um bilhete para sua nova secretária, pedindo-lhe que reserve um lugar no trempara o Rio de Janeiro, porém, ele não consegue embarcar porque seu bilhete continha vários erros gramaticais, impedindo assim que sua ideia fosse transmitida de forma correta à mente de suasecretária. Neste primeiro capítulo, “Quem não escreve bem... perde o trem!”, foi possível compreender que tais erros são comuns no processo da comunicação escrita.

“[...]Para sabermos se a nossa mensagem escrita está correta, temos de verificar se a resposta a essa mensagem está igualmente correta ou, melhor dizendo, se corresponde à idéia que tínhamos na cabeça equeríamos transmitir ao leitor”. (Blikstein, 2006, p.15)

O livro trata ainda de várias outras questões que fazem com que a comunicação escrita seja eficaz ou não, por exemplo, quando usar um códigoaberto (significante com mais de um significado) e quando usar um código fechado (significante com um único significado). No capítulo II, “Segredos da comunicação escrita”, podemos observar váriasdicas para se escrever bem, para que a pessoa que estiver lendo o que escrevemos, esteja entendendo o que realmente estamos querendo transmitir. Aqui o autor mostra onde o patrão errou ao redigir obilhete, e como ele deveria ter escrito de maneira correta, para que a secretária não tivesse que “interpretá-lo” ao lê-lo. Comunicar-se bem ou escrever bem não é luxo, nem exibicionismo, é uma...
tracking img