Oppen officex microsoft office

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O projeto de criação de uma ferramenta de produtividade de escritório de livre utilização e distribuição - OpenOffice.org - disponibiliza, com o apoio da Sun MicroSystems, uma versão que se aproxima do Microsoft Office. Sem custos. (...).

Não pretendemos convencê-lo a ser mais um dos utilizadores do OpenOffice.org que já conta com mais de 300 milhões de utilizadores, mas sim, aponderar a sua utilização. Para isso, apresentamos informação relativa aos dois produtos para o apoiar numa tomada de decisão consciente.

A Microsoft Corporation tem uma postura de líder de mercado direcionada a quem já conhece o produto promovendo novas funcionalidades, algumas delas supérfluas, do Office Suite. Do seu lado, o OpenOffice.org tem como objetivo atrair novos clientes e, para tal,tem de conquistar os clientes da Microsoft mantendo a compatibilidade com o Microsoft Office, implementando as mesmas funcionalidades e inovando em alguns aspectos.

A informação disponibilizada pelas duas entidades está estruturada de forma muito diferente o que dificultou o nosso trabalho de recolha de informação. Neste documento apresentamos um cruzamento estruturado entre a informação querecolhemos e os resultados dos testes que realizamos.

Antes de prosseguir vamos esclarecer o que são o OpenOffice.org e o Microsoft Office: são pacotes completos de produtividade de escritório.

Os programas incluídos de base no Microsoft Office são o Word (processador de texto), o Excel (folha de cálculo), o Outlook (correio eletrônico) e o PowerPoint (criação de apresentações multimídia) eainda Access (gestor de bases de dados), FrontPage (criação de páginas Web), InfoPath (recolha e gestão de informação), Project (gestão de projetos), Publisher (criação de publicações para o Marketing), Visio (criação de diagramas) e o Small Business Accounting (contabilidade para PMEs). Com esta quantidade de produtos torna-se difícil, atualmente, perceber quais são aqueles que realmenteprecisamos. Tudo isto tem um custo de aquisição significativo que tem em conta também à imagem e a Marca e, além disso, o preço em Portugal é praticamente o dobro do preço nos Estados Unidos.

O OpenOffice.org disponibiliza o WRITER (processador de texto), o CALC (folha de cálculo), o IMPRESS (criação de apresentações multimídia), o BASE (gestor de bases de dados) e o DRAW (desenho 3D). O OpenOffice.orgnão tem custos de licenciamento: pode fazer download do programa diretamente a partir do site.

2.Diferenças

O desenvolvimento do OpenOffice.org te, entre outros, os seguintes fatores de orientação: a interoperabilidade com o Microsoft Office, a facilidade de utilização, a rapidez de funcionamento, a integração com o Gnome Desktop e o Microsoft Windows, a estabilidade e qualidade, aadministração e implementação, o aspecto moderno, e a integração (plugins e aplicações de terceiras entidades).

Um aspecto importante do OpenOffice.org é a existência do BASE, um programa de bases de dados semelhante ao Access, mas que permite a ligação a variadas bases de dados como MySQL, Oracle, livros de endereços LDAP, etc... Além do formato interno, o Access só permite o acesso a bases de dadosMicrosoft SQL Server enquanto o BASE permite aceder a quase qualquer base de dados exceto o SQL Server.

Uma das principais vantagens do OpenOffice.org sobre o Microsoft Office encontra-se na compatibilidade. De fato, o OpenOffice.org pode ser utilizado em vários sistemas operativos desde Windows e Linux até Mac OS X passando por Solaris, assim como, a leitura e escrita na maior parte dos formatosde ficheiros (incluindo os formatos do Microsoft Office e dos pocket devices). Não menos importante é a capacidade que o OpenOffice.org tem de gravar ficheiros em formato Adobe Portable Document Format (PDF) sem haver necessidade de instalar qualquer software adicional. O OpenOffice.org é multi-língua, suportam mais de 23 línguas. Tudo isto combinado, permite misturar plataformas sem haver...
tracking img