Taylor, fayol e mayo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS: PESQUISA

Tema: Qual foi a contribuição para a administração de: Taylor, Fayol e Mayo.

Taylor

Um importante fato nas organizações, sejam elas atuais ou não, é a permanente busca pelaeficiência. Na realidade, a eficiência é uma das bases da produtividade máxima que garante a sobrevivência das empresas no mercado.
Um dos principais precursores em eficiência e produtividade nahistória da administração foi Frederic W. Taylor, que com seus estudos ainda em 1903, já evidenciava a padronização dos tempos e movimentos, a divisão de tarefas, os inventivos salariais e prêmio deprodução, além das condições ambientais e do desenho de cargos e tarefas, entre outros.
Os estudos de Taylor, relacionados à Administração Científica, evidenciam a busca constante pela produtividade com amáxima eficiência, através da Organização Racional do Trabalho que é a base desse estudo e que se fundamenta nos seguintes princípios: estudo dos tempos e movimentos, prêmios de produção, divisão detarefas, padronização, desenho de cargos e tarefas e condições ambientais, entre outros, sendo que esses são os principais para o desenvolvimento de tarefas e consequentemente um aumento na produtividade. Otempo passou e os pontos evidenciados por Taylor ainda são muito presentes nas organizações, principalmente nas empresas produtivas. Dessa forma, o trabalho objetiva, através de pesquisabibliográfica e estudo de caso na empresa João Carlos Peixinho – ME, do ramo de confecção, demonstrar a importância dos estudos da Teoria de Taylor - Administração Científica, como base do processo administrativodas empresas, pois esses podem ser constatados nas empresas contemporâneas. Pode-se dizer que por mais que o modelo taylorista tenha sido bastante criticado, ele está muito vivo e se faz necessáriopara o crescimento das empresas, sejam elas, produtivas ou não.
PALAVRAS-CHAVE: Organização, Eficiência, Produtividade

Fayol

Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de...
tracking img