Biotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL ESPIRITO SANTO

ANDERSON VANZO

ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE EXTRATOS VEGETAIS NA DEGRADAÇÃO DE GELATINA

VITÓRIA – ES 2009

INSTITUTO FEDERAL ESPIRITO SANTO

ANDERSON VANZO

ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE EXTRATOS VEGETAIS NA DEGRADAÇÃO DE GELATINA

Trabalho Técnico a matéria Biotecnologia Industrial - 4º módulo relacionada ao Curso Técnico em Química com a professora orientadora eexaminadora: Ana Raquel Santos de Medeiros.

VITÓRIA – ES 2009

1 – INTRODUÇÃO As enzimas que apresentam características de catabolismo protéico

(conhecidas como enzimas proteolíticas) que alteram ou modificam a estrutura protéica através de reações de hidrólise provem de matérias primas de origem animal, vegetal e também a partir de microrganismos. A classificação das enzimas proteolíticas sedireciona a sua posição de ataque na cadeia protéica no qual se dividem em endopeptidases e exopeptidases, apresentando eficiência em atividade hidrolitica nas estruturas protéicas que relacionam ligações do tipo éster e amida (AQUARONE et al., 2001).

A variedade na procedência de atividade hidrolitica, envolve variados tipos de substratos protéicos como colágenos, gelatina, ossos, extrato de levedura,soro de leite, soja e outros. No caso da gelatina sua produção se baseia no tratamento do couro e de ossos animais, a partir do contato de substancias acidas e alcalinas, que diante da submersão das matérias primas em diferentes pH por diversos dias, obtêm tipos A e B de gelatinas que são hidrolisadas ( diferentes propriedades podem ser obtidas como alongamento ou

encurtamento ) utilizando-secomo ingredientes dietéticos (AQUARONE et al., 2001).

As enzimas proteolíticas nos vegetais estão envolvidas com as relações celulares destes, como a diferenciação, germinação, amadurecimento e morfologia. Em relação ao amadurecimento dos frutos podemos destacar a papaína (mamão), bromelina (abacaxi) e a ficina (figo) que podem ser extraídas em grandes quantidades e utilizadas em larga escala nosprocessos industriais (industriais alimentícias como amaciante de carne e clarificação de cerveja) em industriais farmacêuticas (fármacos em atividade digestiva, cicatrizante, antimucolitica e antiinflamatória), (LIMA et al., 2008).

2 – OBJETIVO

O método deste trabalho consiste em monitorar a não geleificação (processo que altera a integridade das cadeias peptídicas) através da presença deenzimas proteolíticas presente em alguns frutos cítricos como o abacaxi verde (enzima bromelina) e mamão papaia verde (enzima papaína).

3 – PROCEDIMENTO 1 – Numeração dos três tubos de ensaio para acondicionar os extratos:

2 – Identificar os extratos cítricos e gelatina em concentrações desconhecidas:

Gelatina

Extrato de Abacaxi

Extrato de Mamão

3 – No tubo 1 coloca-se 4 ml de gelatina eadiciona-se 2 ml de água, sendo portanto conhecido como um teste padrão ou controle para diferenciar e avaliar os tubos com extratos enzimáticos cítricos. 3.1 – No tubo 2 são adicionados 4 ml de gelatina e 2 ml de extrato de abacaxi. 3.2 – No tubo 3 são adicionados 4 ml de gelatina e 2 ml de extrato de mamão. 4 – Posteriormente os tubos devem ser acomodados em caixa de isopor (pratica colocou-se emrefrigeração de geladeira) para evidenciar o aumento da viscosidade (geleificação) do tubo 1 – padrão ou controle e a não geleificação dos tubos 2 e 3 devido a presença de enzimas proteolíticas em frutos. 5 – Inclinar suavemente os tubos para avaliar a viscosidade existente ou não presente a cada tubo, por meio de atividade de refrigeração (+ ou – 20 min).

Gelatina + Água

Gelatina + Ext. AbacaxiGelatina + Ext. Mamão

4 – RESULTADOS E DISCUSSÃO Tabela 1: Tabela de resultados do teste de geleificação. TUBOS COMPOSIÇÃO RESULTADOS 1 Gelatina + Água Geleificação Positiva 2 Gelatina + Ext. Abacaxi Geleificação Negativa 3 Gelatina + Ext. Mamão Geleificação Negativa Tabela 2: Tabela de resultados do teste de coloração. TUBOS COMPOSIÇÃO 1 Gelatina + Água 2 Gelatina + Ext. Abacaxi 3 Gelatina + Ext....
tracking img