Taticas e estrategias da publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Táticas e estratégias da publicidade
Conceito
Tornar um produto conhecido informar o público e a convencê-lo a comprar um produto ou serviço
Objetivo: Despertar o desejo pelo produto divulgado ou destacar aspectos que diferenciam o produto de seus concorrentes ou o aumento de seu ao seu target. A publicidade é, portanto, uma das maiores forças da atualidade. É a grande energia queimpulsiona o desenvolvimento industrial, o crescimento do comércio e todas as outras atividades que se ligam direta ou indiretamente ao consumo seja de produtos, serviços ou idéias. Também tem grande importância na sugestão e orientação política e religiosa da humanidade. Cria estados de oposição, revoluciona os métodos, difunde aquilo que é mais conveniente, novo ou econômico para a comunidadeajudando na resolução de suas apetências e necessidades.

TÁTICAS E ESTRATÉGIA DE PROPAGANDA
Mais cedo ou mais tarde, qualquer marca ou produto presente no mercado necessita de propaganda para aumentar a procura, evitar perda de mercado, ou para se manter vivo e saudável junto ao consumidor. As técnicas de comunicação constituem uma poderosa ferramenta, podendo influenciar a atitude dos consumidoresface ao produto/marca. As campanhas de propaganda servem, sobretudo, para conquistar ou manter a posição de liderança, assim como para diferenciar e aumentar o nível de conhecimento de produtos ou serviços num mercado cada vez mais competitivo. A propaganda constitui, assim, um instrumento de ajuda às empresas para vender, ao mesmo tempo em que permite aos consumidores aumentarem o conhecimentosobre os produtos e saberem distingui-los.
A propaganda permite atingir os seguintes objetivos:
- Informar: a propaganda permite dar as características dos produtos, assim como aumentar os níveis de conhecimento sobre eles. Conteúdo, formas de utilização, locais de aquisição e de assistência técnica, constituem algumas das informações úteis para o consumidor, que a propaganda deve facultar.
-Aumentar: o conhecimento: o nível de conhecimento sobre um produto/marca faz aumentar significativamente as hipóteses de aquisição. A divulgação das marcas permite que os potenciais consumidores conheçam a sua existência no mercado.
- Diminuir: o esforço de compra: quanto maiores forem os conhecimentos sobre uma marca, mais fácil será tomar uma decisão, mesmo diante da quantidade de produtosexistentes.
- Influenciar: na decisão de compra: constitui, certamente, o objetivo máximo da propaganda.
Faça o Briefing da Campanha
A implementação de uma campanha publicitária resulta de um plano de marketing, do qual fazem parte outros importantes instrumentos que englobam o mix da comunicação:
- relações públicas;
- força de vendas;
- promoções;
- marketing direto.
A campanha tem como objetivodar resposta aos objetivos inicialmente propostos no plano de marketing face ao produto/serviço. Como a maioria das empresas não dispõe de departamentos direcionados para elaborar todas as fases de uma campanha, o primeiro passo é selecionar a agência responsável pela elaboração do briefing de propaganda. Dependendo dos objetivos definidos pelo anunciante e do orçamento disponível, compete àagência traçar as linhas-base da campanha, tendo em conta o seguinte:
1- Quanto ao produto: as características e necessidades a satisfazer; posicionamento no mercado.
2- Quanto à concorrência: as quotas de mercado do produto e da concorrência; principais pontos fortes e fracos do produto em relação à concorrência.
3- Quanto ao mercado: sua dimensão e características; segmentos; sazonalidade.
4-Quanto aos objetivos da comunicação: nível de conhecimento; quota e volume de vendas no segmento da empresa; definição dos alvos; caracterização das políticas de distribuição e de preço; calendário; definição dos timing para os objetivos propostos; definição das ações a serem desenvolvidas.
5- Quanto ao orçamento: quantificação do total disponível para a campanha.
Além disso, o planejamento...
tracking img