Tata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 FONTE : IAPMEI Criação de Empresas - 10 passos para a criação de uma empresa 1º Passo: o empreendedor

Para que a criação de uma nova empresa tenha bons resultados é necessário, primeiro, avaliar a qualidade de cada elemento per se e também a relação existente, ou que venha a existir, entre os elementos que constituem o trinómio fundamental da criação de uma empresa: Homem Ideia Mercado Pormelhores que sejam as qualidades e competências do empresário, uma ideia só conduzirá a uma empresa bem sucedida se corresponder a uma necessidade não satisfeita, ou se for capaz de satisfazer melhor necessidades para as quais já existe oferta de produtos ou de serviços. Por seu lado, o potencial empresário deve possuir determinadas características e motivações que se podem tornar vantagens para acriação de uma empresa. Assim, o perfil mais comummente atribuído aos potenciais empresários tem os seguintes traços: - Sólida experiência profissional - Acreditam que podem construir o próprio futuro - Confiam na sua capacidade de agir sobre os acontecimentos no sentido de modificar as situações - São hábeis na tarefa de convencer os outros da valia da sua ideia/projecto - Adaptam-se bem a novasprofissões e situações Em grande parte dos casos, as maiores dificuldades encontradas pelos empresários são de ordem pessoal. Para começar, a preparação, em termos de formação académica, constitui, em muitos países, um dos principais obstáculos. A falta de conhecimentos nas áreas de gestão constitui uma dificuldade de base. Raros são os potenciais empresários sem experiência que sabem como avaliara viabilidade das suas ideias, construir um projecto e gerir, com eficácia, o seu negócio. A situação de isolamento constitui um outro obstáculo de natureza pessoal. O potencial empresário deve prestar a devida atenção ao mercado para ver qual a melhor direcção a seguir.

2

Uma terceira dificuldade resulta da falta de capacidade ou medo de assumir riscos. Existe ainda um outro tipo dedificuldades que é sentido por aqueles que, embora limitações, se deparam com problemas de falta de capital, de acesso ao financiam as dificuldades financeiras.

2º Passo: a ideia A ideia: como encontrar, desenvolver e proteger uma ideia A intenção de criar uma empresa está, de um modo geral, ligada à existência de uma ideia de projecto a desenvolver. Mas também existe outra situação menos comum emque, apesar da intenção de investimento, o potencial empresário não é portador de uma ideia precisa da actividade da sua futura empresa. No caso de ausência de ideia de empresa, como pode o potencial empresário reagir? Quando não dispõe de uma ideia sobre o sector, o produto ou o serviço onde irá aplicar os seus recursos, o potencial investidor deverá ponderar a sua experiência e qualificaçõesprofissionais e os seus desejos e motivações pessoais. Além disso, existem determinadas carências em sectores tradicionais, cuja análise e superação podem ser a chave de uma actividade bem sucedida. É a essa qualidade acrescida que pode surgir tanto no produto como no serviço, ou no processo de marketing ou de comercialização, que o potencial empresário deverá estar atento. Uma outra fórmula possívelpara se ser empresário é o franchising. É uma actividade que permite aproveitar a experiência, o prestígio e o know-how acumulado por terceiros. Uma empresa nascente tem, de um modo geral, meios limitados e deverá, portanto, visar um segmento de mercado bem definido. Este segmento corresponde a um conjunto de clientes potenciais com características comuns ou próximas (idade, sexo, categoriaprofissional, estrato social, localização geográfica, comportamentos, etc.), capaz de consumir os produtos ou utilizar os serviços da nova empresa. Haverá que ter sempre presente o facto de que, por um lado, um produto extraordinário que interesse apenas a um número muito reduzido de clientes inviabiliza, em princípio a nova empresa e, por outro lado, o facto de que, por si só, novos produtos ou...
tracking img