Tamboreamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEP FACULDADES
TÉCNICO EM MECATRÔNICA

“Tamboreamento”

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP
2011





“Tamboreamento”




Trabalho de Processo de Fabricação I do curso Técnico em Mecatrônica, apresentado na Etep Faculdades, Esplanada, Campus, São José dos Campos - SP.
Orientador: Prof.: Luiz Henrique







São José dos Campos - SP
2011
SUMÁRIO

1Introdução 4
2 Tamboreamento 5
3 Fatores de Controle 5
3.1 Média (Meio de Acabamento) 5
3.1.1 Chips Naturais 5
3.1.2 Chips Pré-Formados Cerâmicos 5
3.1.3 Chips Plásticos 5
3.1.4 Chips Pré-Formados de Porcelana 6
3.1.5 Meios Metálicos 6
3.1.6 Granulado de Sabugo de Milho 6
3.2 Composto Químico 6
3.3 Proporção entre Meio e as Peças 6
3.4 O Nível da Água em Tambor Rotativo eMáquina Vibratória 7
3.5 A Velocidade do Tambor ou Respectivas Freqüências e Amplitudes das Vibrações 7
3.6 O Tempo do Processamento 7
4 Conclusão 10
5 Bibliografia 11











Introdução
Falaremos a seguir sobre tamboreamento, método de acabamento muito utilizado em processos de fabricação nos dias de hoje.
Destacaremos também, os tipos de máquinas, chipsnaturais, chips pré-formados cerâmicos e porcelana, chips plásticos, meios metálicos e granulados de sabugos de milho dentre outros fatores.
Há também a uniformidade da peça após o processo de tamboreamento, influências e os ângulos das peças que podem passar por este tipo de processo de fabricação.















Tamboreamento
O tamboreamento permite a obtenção desuperfícies adequadas para fins mecânicos e/ou decorativos com precisão e ainda oferece outras vantagens sobre sistemas de acabamento alternativo cuja importância nunca foi tão grande como nos dias de hoje. Os processos não somente economizam mão de obra especializada, mas também espaço, reduz problemas de poluição eliminando poeira, vapores, efluentes nocivos e barulho excessivo. Uma outravantagem que não deve ser desprezada nas circunstâncias atuais é que o tamboreamento necessita de pouca energia.
A escolha das máquinas e do equipamento auxiliar depende das quantidades e das dimensões das peças a serem tratadas.
Para assegurar resultados uniformes a respeito de rugosidade da superfície e das tolerâncias dimensionais, dispomos dos seguintes:
Fatores de Controle
1. "Media" (Meio deAcabamento)
O tamanho, formato, dureza, aspereza e peso específico variáveis, geralmente chamado de "Chips", a "Media" pode ser ou não abrasiva, para que se consiga os diversos efeitos entre o bruto esmerilhamento até o abrilhantamento por brunimento.
Existem os seguintes tipos:
a) Chips Naturais: Calcário, Quartzo ou Chips fundidos de Óxido de Alumínio têm formatos irregulares, porémclassificados por peneiração em bitolas específicas. Os Chips de Óxido de Alumínio têm a vantagem do peso específico e aspereza maior que os anteriores, e asseguram os resultados desejados num tempo mais reduzido.
b) Chips Pré-Formados Cerâmicos: Têm formatos geométricos, normalmente
triangulares ou cilíndricos, sendo conglomerados de grãos de óxido de alumínio ou carbureto de silício numa ligacerâmica. Estes Chips têm a vantagem que seu formato regular pode evitar alojamento em peças complicadas e também podem atingir os recessos e contornos das peças a serem tratadas.
c) Chips Plásticos: Estes são usualmente fabricados em formato cônico, contém abrasivos numa liga de plástico. Portanto eles são leves e muito utilizados para
acabamento de peças delicadas ou de metais leves. São utilizados,por exemplo, no processo de rebarbação leve e polimento final de peças de ferro ou latão estampadas ou de peças de liga de zinco fundida a pressão, obtendo uma superfície pronta para a niquelação decorativa.
d) Chips Pré-Formados de Porcelana: sem inclusão de grãos abrasivos, servindo somente para a compactação da superfície e como meio de contato, respectivamente de separação de peças uma da...
tracking img