Trilho de ar plano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Foi realizado um experimento de (cinemática, dinâmica) usando um trilho de ar com o objetivo de descobrir qual era a gravidade em Sorocaba (local em que o experimento foi realizado), a partir dos dados obtidos foram elaborados gráficos para melhor compreensão do experimento, e o erro percentual, para podermos saber o quanto nos aproximamos do valor da aceleração da gravidade adotada queé 9,8m/s².

INTRODUÇÃO

Para uma melhor compreensão do que será feito neste experimento temos que entender alguns conceitos.

1ª Lei de Newton: (Lei da Inércia)
Inércia é a incapacidade de um corpo em alterar o seu estado de movimento ou repouso. Ou seja, qualquer corpo, isolado é incapaz de entra em movimento (se estiver em repouso) ou mudar a sua velocidade (se estiver em movimento). Aprimeira lei de Newton pode ser assim enunciada: Se não existe a ação de forças ou se é nula a resultante das forças atuantes sobre um corpo, ele permanece em seu estado natural de movimento (repouso ou M. R. U.).
A conclusão mais direta desta lei é que um corpo em que a resultante das forças é nula estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Neste caso, diz-se que um corpo está emEquilíbrio.
Uma pessoa que se encontra dentro de um ônibus em movimento continuará em movimento para frente, quando o ônibus parar, se não estiver segurando no mesmo, pois a resultante das forças sobre ela é nula e ela tende a manter o seu estado de movimento.
Uma partícula está em equilíbrio quando a resultante das forças que nela atuarem for nulo.

2ª Lei de Newton: (Princípio fundamental dadinâmica)
A Segunda lei de Newton trata dos casos em que a resultante das forças que atuam em um corpo não é nula. Neste caso, nota-se o aparecimento de outra grandeza conhecida: a aceleração. Se existem a ação de forças ou a resultante das forças atuantes sobre um corpo não é nula, ele sofrerá a ação de uma aceleração inversamente proporcional à sua massa. Pode-se concluir então, que toda vez emque sobre um corpo atuar uma resultante de forças não-nula, este corpo ficará sujeito à ação de uma aceleração. Esta aceleração será maior quando um corpo tiver uma massa menor e menor se o corpo possuir uma massa maior.

3ª Lei de Newton: (Lei da ação e reação)

A força é uma interação entre dois corpos, o que se leva a concluir que um corpo que faz uma força sobre outro também recebe aação de uma força, pois interação entre dois corpos significa ação entre dois corpos. Esta característica das forças foi muito bem descrita por Newton em sua terceira lei, que pode ser descrita como:
Quando um corpo A exerce uma força (FA) sobre um corpo B (ação), o corpo B exerce uma força de reação (FB) igual e contrária sobre o corpo A (reação). Isto significa que as forças sempre ocorrem aospares, sendo que cada membro deste par atua em um dos corpos.
Cabe salientar que estas duas forças são iguais em módulo (valor), porém têm sentidos contrários. Estas duas forças (ação e reação) atuam em corpos diferentes, motivo pelo qual não podem se anular. Muitas situações do nosso dia-a-dia se explicam pela 3ª lei de Newton: uma pessoa ao andar “empurra” o chão para trás e este a “empurra” parafrente; um avião ao voar, “empurra” o ar para trás e este o “empurra” para frente.

Queda livre

No estudo de física a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV). O movimento de queda livre foi estudado primeiramente por Aristóteles. Ele foi um grande filósofo grego que viveu aproximadamente 300 a.C. Aristóteles afirmava que se duas pedras caíssem de umamesma altura, a mais pesada atingiria o solo primeiro. Tal afirmação foi aceita durante vários séculos tanto por Aristóteles quanto por seus seguidores, pois não tiveram a preocupação de verificar tal afirmação.
Séculos mais tarde, mais precisamente no século XVII, um famoso físico e astrônomo italiano chamado Galileu Galilei, introduziram o método experimental e acabou por descobrir que o que...
tracking img