Talentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TALENTOS

TALENTOS







Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Estratégia de Recursos Humanos, do curso de Especialização em Administração de Recursos Humanos, turno noturno- turma 83, da Universidade Fundação Álvares Penteado. ministrado pelo professor Benedito Rodrigues Pontes.

Você é totalmente perfeito e seu sucesso na vida será diretamente proporcional àsua habilidade de aceitar esta verdade sobre você mesmo.

Dr. Robert Anthony

RESUMO

Este trabalho visa apresentar estratégias de Gestão de Pessoas para atrair, desenvolver e reter talentos nas organizações, através dos profissionais que atuam na área de Recursos Humanos. Todos sabemos o capital humano das organizações é essencial pois trata-se da força capaz de aumentar a competitividade.Sendo uma das peças fundamentais para o desenvolvimento da organização, é fundamental que se tenha como estratégia, planos para desenvolver e aproveitar ao máximo o talento. O trabalho foi desenvolvido com base em conceitos teóricos e casos práticos. Inicia indicando a importância de a organização ter uma estrutura adequada para reter talentos. Este processo começa na captação e seleção de pessoas,passando por uma gestão voltada para competências alinhada com os programas de retenção de talentos. Conclui-se que as organizações devem sim olhar para seus talentos de forma diferente, e, além disso, devem também se preparar e estruturar, se preocupando com estratégias no presente e no futuro para atrair, manter e desenvolver os profissionais talentosos.

Palavras chave: Recursos humanos.Talentos. Competências. Vantagem competitiva.

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 – Conceito do C.H.A.: (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) 18
FIGURA 2 – Estrutura de Gestão do Talento 26
FIGURA 3 – Impacto dos planos de incentivo em contraposição à participação no patrimônio ou nos lucros 28

LISTA DE TABELAS

TABELA 1 – Análise Comparativa entre paradigma tradicional e modernona captação e seleção 16
TABELA 2 – Definição dos fatores determinantes do engajamento dos empregados 29

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 11

2 A ERA DO TALENTO 13

3 CAPTAÇÃO DE TALENTOS - COMEÇAR BEM 15

4 GESTÃO DE COMPETÊNCIAS NA GESTÃO DE TALENTOS 18
4.1 Padrões de Complexidade 19
4.2 As possibilidades de Desenvolvimento Pessoal 20
4.3 Gestãodo Desenvolvimento e da Carreira por Competência 22

5 RETENÇÃO DE TALENTOS 25
5.1 Alinhar, Engajar e Avaliar 26
5.2 Outras Maneiras de Reter Talentos 30

6 CONCLUSAO 33

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 34

1 INTRODUÇÃO

Numa empresa que esteja trabalhando sua visão estratégica, em busca de um salto transformacional visando alavancar vantagemcompetitiva, a Gestão de Talentos se torna ainda mais crucial.
Muito tem sido debatido sobre o valor dos recursos humanos para as empresas nessa virada de século. Elevado da categoria de "recurso" para a plenitude de "ser" humano, a pessoa passa a ser encarada de forma diferente nas empresas mais modernas. Em cada nível de atuação, o seu gerenciamento assume características próprias. O executivo deixa deser um definidor de estratégias, e passa a ser um facilitador da emergência de propósitos institucionais compartilhados. O gerente deixa de ser um mero chefe, e passa a ser líder - até mesmo em liderança situacional - e um facilitador de recursos para o trabalho da equipe. O indivíduo passa a ter suas necessidades de estímulo e motivação mais focadas pela organização. Mais do que um avanço deconsciência social, trata-se da percepção, por parte das empresas, de que a competição se dá principalmente pelo talento dos recursos humanos empregados nos projetos e atividades.
As pessoas que se sobressairão, no ambiente empresarial competitivo, serão aquelas com maior capacidade de adaptação. A atuação de cada um depende de motivação, que é um mix de vontade própria com estímulo externo. A...
tracking img