Swap

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir estaremos abordando através de um questionário os assuntos inerentes aos Dividendos, o Leasing e o SWAP, entretanto, iremos nos ater principalmente a este últimoitem.
Entende-se como swap um contrato de troca de indexadores, que funciona como hedge (proteção), permitindo consequentemente aos participantes do mercado se protegerem dos riscos inerentes aosativos que operam.
Esses contratos de swap são bastante flexíveis. As partes envolvidas no processo poderão acertar entre si quais os indicadores, o prazo e as características acordadas. O mercadofinanceiro, na prática, acabou por eleger algumas combinações preferidas.
Um exemplo comum é o do exportador conservador que não gostaria de correr os riscos de uma oscilação cambial. Isso ocorre porquesuas receitas são em dólares e despesas em reais, não interessando a ele, portanto, correr o risco da variação do câmbio. Em virtude dessa situação ele pode fazer um swap com um contrato de DI contradólar. Nesse caso o banco assume o risco em dólar e, em troca, o exportador conta com os juros do CDI - que é um ativo corrigido pela taxa diária dos juros. Outra operação muito comum é a de quem temuma dívida pós-fixada e quer evitar o risco de uma alta nos juros. Nessa situação o devedor procura um banco que aceita a troca da taxa pós-fixada por uma taxa prefixada e assume o risco.
É claroque existe um prêmio de risco embutido. No exemplo do devedor acima, o banco cobrará uma taxa de juros um pouco mais alta do que a de mercado, para neutralizar o risco que está correndo.

QUESTÕES1. Definição de Dividendos.
Dividendos é a parcela do lucro apurado pela empresa, que é distribuída aos acionistas por ocasião do encerramento do exercício social (balança), ou seja, os lucros daempresa são repartidos entre os acionistas proporcionalmente à quantidade de ações que o indivíduo possui.

2. Vantagens e desvantagens do Leasing.
Vantagens do Leasing
* Financiamento...
tracking img