Trabalho de embalagens utilizadas no transporte aéreo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Atualmente as embalagens estão presentes em todas as formas de produtos, com formas e funções variadas, de maneiras mais eficientes e até mesmo exercendo um papel estratégico. Na logística, a embalagem é um item essencial para se atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo, local e condição adequada e com o menor custo possível, principalmente quando setrata da distribuição internacional. Para se demonstrar a relevância da embalagem na econômia, Moura e Banzato (2000) afirmam que os gastos com embalagem beiram 2% do produto nacional bruto e embalagens deficientes representam uma perda de 10% a 15% da receita de exportação no Brasil.

Conceito e Classificação

De acordo com Poças e Moreira (2003), “a embalagem pode ser definida como um sistemacoordenado de preparação de bens para o transporte, distribuição, armazenamento, venda e consumo final.”
Segundo Pedelhes (2005), embalagens são classificadas em primária, secundária, terciária, quaternária e de quinto nível. Primária é a embalagem que está em contato direto com o produto, como por exemplo, uma caixa de leite. Secundária é a embalagem que protege a embalagem primeira, como porexemplo, um engradado envolvendo várias caixa de leite. Terciária são caixa de madeira, papelão ou plástico. Quaternária é a embalagem que facilita a movimentação e armazenagem dos produtos, como por exemplo, um contêiner. Por fim, embalagens de quinto nível são embalagens conteinerizadas ou especiais para envio a longa distância.

Funções da Embalagem

De acordo com Poças e Moreira (2003), aembalagem possui quatro funções principais, sendo elas proteção, conservação, informação e serviço. A embalagem deve oferecer proteção ao produto contra danos físicos nas operações de transporte e distribuição. A embalagem tem a função de conservação, preservando as características físicas, químicas e em alguns casos tentando prolongar a vida útil do produtos em caso de produtos orgânicos. Aembalagem também possui uma função informativa, sendo o principal suporte de informação sobre o produto ao consumidor e até mesmo de distribuição e venda. Por fim, a embalagem tem a função de serviço na utilização do produto e consumo final, como por exemplo, um fácil abertura.

A embalagem e seu planejamento

A interação da embalagem com as operações logísticas deve se iniciar no planejamento daembalagem, pois nesta etapa são definidos aspectos fundamentais, que irão influenciar todo o processo, como: dimensões, tipo de material, design, custo e padronização das embalagens. Dependendo das máquinas movimentação, espaço físico, modal de transporte, será necessário adequar todos os recursos à embalagem.
De acordo com Moura e Banzato (2000), existem 5 critérios básicos para odesenvolvimento da embalagem: função, proteção, aparência, custo e disponibilidade.
Tem-se prioridades diferentes de acordo com o tipo de produto que será acondicionado, entre elas: manuseio, armazenagem e de transporte a que serão submetidas.
Um planejamento inadequado pode levar a problemas como superdimensionamento, deteriorização do produto e prejuízos.

Unitização de Cargas no Transporte Aéreo

Aunitização de cargas possibilita um aproveitamento mais eficiente da capacidade das aeronaves. Entre as vantagens da unitização, pode-se destacar: facilidade no manuseio da carga, pois o número de volumes soltos é reduzido; minimização dos riscos de furtos e de danos à carga por exposição às intempéries e pelo próprio manuseio dos volumes; redução de fretes para o usuário, já que a cargaconsolidada pode ser tarifada em uma faixa superior de peso.
ULD (Unit Load Device) são equipamentos de unitização de cargas, ou seja, os conteineres e pallets utilizados na carga aérea. Estes se distinguem, em formatos e tamanhos, bem como em sua concepção e utilização.
Os ULDs poderão pertencer aos transportadores, aos embarcadores, ou a empresas de leasing. Quando pertencentes às aeronaves (Aircraft...
tracking img