Swap e hedge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SWAP E HEDGE

Rio de Janeiro, Nov.2010

HEDGING

As operações de hedging são estratégias de administração de riscos de ativos ou de produtos possuídos no presente ou no futuro, factíveis de serem executadas nos mercados futuros. Tais operações consistem basicamente em tomar uma posição no mercado futuro de uma determinada mercadoria ou ativo financeiro, oposta à posição assumidano mercado à vista, para minimizar o risco de uma perda financeira decorrente de uma alteração de preços adversa.
O objetivo econômico do hedge é transferir risco de preços para um agente econômico particular. O especulador. Este se dispõe a assumir tal risco por conta da expectativa de retomo sobre a posição especulativa que assume. A visão clássica admite que o hedger deseja transferirum produto ou ativo para o futuro, mas não é especializado em formar expectativas de preços. Sua meta no mercado futuro é realizar o hedge perfeito, procurando eliminar o risco de preços.
Quanto à presença do especulador nos mercados futuros, ela é indispensável, pois é ele que se dispõe a assumir o risco dos hedgers. Por isso, esses mercados estimulam a participação dos especuladores, pois semeles as duas funções econômicas básicas dos mercados futuros ( transferência de riscos e visibilidade de preços ) ficariam inviabilizadas. Sua presença é fundamental para a existência dos mercados futuros, pois possuem uma função econômica bem definida. Assim como uma companhia seguradora assume riscos de quantidade, os especuladores em futuros e opções assumem riscos de preços. No entanto, éimportante distinguir o especulador do manipulador. Enquanto o primeiro é imprescindível ao funcionamento do mercado, o segundo é predador e deve ser eliminado. O papel desempenhado pelo especulador ainda não é bem compreendido no Brasil. É comum algumas pessoas utilizarem de forma inadequada o termo especulador, como se este fosse um elemento nocivo, que provoca maior volatilidade dos preços nomercado à vista. Na verdade, o que ocorre é exatamente o oposto, pois a participação ativa dos especuladores contribui, justamente, para maior estabilidade de preços, já que procuram seus interesses, comprando quando os preços estão baixos e vendendo quanto estão altos.
Outra função importante cumprida pelos especuladores é sua contribuição para a liquidez do mercado. As atividades dosespeculadores aumentam muito o volume das transações nos mercados de futuros e opções, aumentando assim a liquidez dos contratos. A maior liquidez do mercado oferece maiores facilidades a quem deseja cobrir-se (os hedgers) para abrir e fechar posições rapidamente no mercado em condições competitivas. Função também muito importante desempenhada pelos especuladores é a de projetar os preços. Nos esforçosque fazem para conseguir lucro, os especuladores devem produzir, com a maior precisão possível, as oscilações futuras dos preços e das taxas de juros. Com Nvistas a aperfeiçoar essas predições, muitos especuladores empregam recursos e tempo consideráveis para conseguir e analisar as informações sobre a situação e perspectivas das condições da oferta e da procura. Portanto, o grau de transparênciaou de visibilidade de preços formado pelos mercados futuros depende diretamente da participação dos especuladores, que se utiliza de estratégias especulativas, cujos riscos sobre o nível de preços variam diretamente em função do tempo em que permanecem com a posição assumida.
Nenhum especulador pretende receber ou entregar a mercadoria ou o ativo. Todos liquidam suas posições antes do vencimentodos respectivos contratos.
As três estratégias especulativas típicas dos mercados futuros e de opções são as seguintes:

(a) Especulação clássica
Nessa estratégia especulativa, o agente econômico toma posições em contratos futuros com base em sua expectativa de comportamento do preço do mercado até determinada data futura. Nessa estratégia, o especulador não tem data certa para...
tracking img