Emprestimos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

Um empréstimo é um tipo de dívida. Como todos os instrumentos de dívida, um empréstimo acarreta a redistribuição de bens financeiros no decurso do tempo entre o devedor e o credor. Este período de tempo é denominado serviço do empréstimo.

1.1 - HISTÓRIAS DOS EMPRÉSTIMOS

Dar e receber empréstimos são tão normais como dar e receber qualquer outra coisa. Eles ajudam a manteros vínculos sociais por encorajar à reciprocidade. São provavelmente antigos costumes da humanidade, que sempre confiou em mútuas permuta.

2 - TIPOS DE EMPRESTIMOS

Muitas vezes acontecem circunstâncias que não estão previstas no nosso cotidiano. Devido a situações que surgem de última hora, o orçamento do mês nem sempre é o suficiente para suprir todas as despesas. Nesses momentos, uma dasmaneiras de tentar remanejar as dívidas é recorrer a empréstimos.
Contudo, é relevante fazer uma pesquisa sobre os tipos de crédito, para encontrar a opção que seja, de fato, uma solução, não se tornando uma nova dívida.
O micro-empréstimo é conhecido por se adequar a investimento de pequenas e micro-empresas, ou às pessoas físicas, sendo um processo de pouca burocracia. Podendo ser parcelado, ajuros, com o prazo de um ano a três, aproximadamente.
O empréstimo consignado, por exemplo, é mais utilizado por funcionários de órgãos públicos, aposentados pensionistas ou por empresas privadas. As parcelas do crédito concedido são descontadas diretamente da folha de pagamento do solicitante.
Outro tipo de empréstimo é o cheque especial é adquirido como crédito depositado na conta corrente,não sendo necessária nenhuma consulta para sua aquisição. No empréstimo rotativo, que é realizado no cartão de crédito, pode-se pagar uma quantia mínima da fatura. Há também o empréstimo com penhor, cujo se adquiri dinheiro através do penhor de um bem valoroso, o resgatando como pagamento. Outra possibilidade é a de empréstimo com penhor. Este não requer análise de cadastro de crédito e nemavalista. Assim, mesmo se a pessoa estiver inadimplente, será possível solicitar crédito.

Dos tipos citados acima se apresenta uma vantagem e uma desvantagem: O primeiro, microcrédito, possui como um ponto positivo a pouca burocracia envolvida, e como ponto negativo destaca-se o complicado processo de renegociação de dívida, pois são descontadas as parcelas através das folhas de pagamento. O segundoapresenta características semelhantes ao devedor. O cheque especial possui fácil acesso, entretanto tem taxas de juros muito altas se comparado com outras modalidades de empréstimos.

O empréstimo rotativo disponibiliza o pagamento de um valor mínimo, como principal vantagem, mas como desvantagem se encontra nas taxas e encargos, que se somados representam alto valor. Com o penhor é possível aobtenção rápida do crédito, porém caso não seja resgatado o bem, tem-se um prejuízo considerável. As vantagens para as corretoras, uma vez que se analisa o perfil e os documentos do cliente, é possível ter estratégias para mútuo benefício, como desvantagem pode ocorrer, por exemplo, no caso de desconto de folha de pagamento, onde caso haja morte do devedor se perde o direito de cobrança do credor.Em situações emergenciais são indicados os créditos de fácil acesso, como os citados acima, em geral com curto prazo. É importante ater-se para não pagar abusivos juros, por isso a pesquisa de mercado, custo-benefício, é imprescindível. Da mesma forma faz-se essencial o hábito de contabilizar no papel os gastos e investimento, assim como a avaliação de taxas a serem cobradas, pois o planejamentopode perder-se o domínio do dinheiro emprestado.

3 - Quais são as vantagens e desvantagens de pedir um empréstimo bancário?

Os empréstimos bancários apresentam algumas vantagens, mas também algumas desvantagens, quando comparados aos créditos outorgados pelas empresas de crédito.  Normalmente, os empréstimos bancários estão sujeitos a uma análise de maior rigor, pelo que a aprovação do...
tracking img