Resumo caso forjatec mandelli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CASO FORJATEC

Três executivos resolveram deixar seus cargos em uma grande empresa,na qual estavam alocados em de gerência e direção,para assumir o próprio negócio.
Além do espírito empreendedor,outra crença forte compartilhada por eles era a necessidade de haver um processo de planejamento estruturado,tanto para se iniciar como para se conduzir qualquer empresa.Essa convicção fez com que sóabraçassem o novo negócio integralmente quando houve a certeza de que pouco ou nada poderia dar errado.
A Forjatec –esse foi o nome escolhido – atuaria no mesmo segmento da organização na qual seus três sócios haviam trabalhado por mais de 12 anos,produzindo e comercializando equipamentos industriais.
Assim, a Forjatec iniciava suas atividades em um galpão reformado alugado junto à casa dafamília de um dos sócios,produzindo seus primeiros lotes de produtos com doze funcionários e duas máquinas de segunda mão,financiadas por um banco cujas promissórias mensais eram a grande preocupação dos proprietários.
Eles respondiam pela gestão da empresa da seguinte forma:
.Vendas - Germano
.Produção – Péricles
.Administrativo Financeiro – Santana
Passados os seis primeiros meses,a Forjatecapresentou seus primeiros resultados financeiros positivos e o galpão serviu de palco para um grande churrasco comemorativo.
Três anos após sua fundação,a empresa já havia vencido seus primeiros desafios de afirmação e negociava a aquisição de um terreno para construção de sua fábrica.
No momento desse salto para a “casa própria”,surgiu a primeira crise societária na Forjatec.Santana,responsável pelas áreas administrativas e financeiras,vinha se mostrando incomodado nos últimos meses ante o crescimento do volume de negócios.Devido a isso,pede para sair da sociedade alegando não ter estrutura pessoal para acompanhar a postura empreendedora de seus sócios.Não queria receber nada pela sua participação.Só gostaria de continuar na Forjatec,mas como funcionário.E assim foi feito.
Com asaída de Santana da sociedade,Germano e Péricles convidaram Zanetti a ingressar na organização e assumir a área de vendas.O quadro de direção passou a ter a seguinte formação:
.Vendas – Zanetti
. Produção – Péricles
. Administrativo Financeiro – Germano
Passados oito anos da sua fundação – já instalada em prédio próprio e iniciando a construção da segunda planta – a Forjatec apresentou umcrescimento superior ao do segmento e já tinha conquistado o respeito da comunidade e do mercado regional,incomodando a concorrência em função da ousadia de suas inovações,tanto tecnológicas como na forma de gerir o negócio.
Ao completar 15 anos,a Forjatec já apresentava números relevantes em relação àquela empresa que,instalada em um galpão alugado,tinha iniciado as suas atividades com a certeza de quetudo daria certo.
Foi nessa época que fomos chamados para discutir as possibilidades da condução de um processo de mudança na empresa.

Primeira Etapa – Abertura do projeto
Dividimos essa fase em quatro ações:
1- Reunião com a Diretoria
2- Entendimento do segmento
3- Visão global
4- Apresentação do trabalho








Segunda Etapa –Entendimento do Cenário

Quadro 1 Roteiro Básico para Entendimento do Cenário |
Histórico da Forjatec Gestão do Negócio Parcerias,Alianças,Expansão Mecanismo de Gestão – Orçamento,Demonstrativos de Resultados,indicadores Processo Decisório Cultura da Organização Valores Rituais Processo Comercial Organização Interna Estratégia Mercado Produtos Concorrência Pós-vendaAvaliação do Processo | Processo IndustrialOrganização InternaCapacidade ProdutivaProcessamento OperacionalSuprimentos – Compras e AlmoxarifadoManutenção e ProjetosIndustriaisAvaliação do ProcessoProcesso FinanceiroControladoriaTesourariaInformáticaDesenvolvimentoManutençãoPessoasAtração e Retenção de TalentosRemuneração Gestão de Carreiras |

Terceira Etapa – Desenho da Mudança
Solução...
tracking img