Ied-revisao i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IED - REVISAO I
1) Identifique as diversas acepções da palavra direito no texto acima, estabelecendo correspondência com os seguintes significados: direito subjetivo, direto objetivo, direitopositivo, justo, correto e ciência jurídica.
O direito(1) à vida e à saúde é tutelado no direito(2) brasileiro e cabe ao Estado cuidar da saúde e da assistência pública. Com base nestes argumentos, Joséteve reconhecido o direito(3) a receber medicamentos do Estado para o tratamento de uma doença que contraíra. Realmente, não parece direito(4) deixar um cidadão direito (5) desassistido. Mas nemsempre foi assim: apenas com o passar do tempo, o estudo do direito (6) reconh7eceu esses direitos (7) sociais, transformando-os em direito (8).
R- Direito Subjetivo 2.Direito Positivo3.Direito Subjetivo 4.Direito Justo 5.Direito Correto 6.Ciencia Jurídica 7.Direito Subjetivo 8.Direito Objetivo
2 ) É considerada instituição fundamental da sociedade:
R-d) a famíliaJustificativa: A família e o núcleo natural e fundamental da sociedade desde que o mundo e mundo na historia da sociedade. Antes através do casamento tinha a proteção jurídica, atualmente seda com a convivência para formar uma família entre um homem e uma mulher.
3)Diferencie Direito e Moral.
R- Direito e Moral são extremos, duas determinantes de condutas socialmente corretas,porem, com características e formas de aplicações diferentes, mas estão sempre juntos,de uma formas ou de outra.O Direito e coercível,ou seja, o não cumprimento do direito resultara em condenaçãomoral.A Moral e incoercível,ou seja, o cumprimento se da através da consciência do individuo.(Teoria dos Círculos Secantes).
4) O que e Sumula?
R- Em termos jurídicos e um resumo da jurisprudênciade forma predominante e pacifica de qualquer tribunal. Tem por finalidade guiar com clareza jurisprudencialmente o ordenamento.E um documento essencial ao operador do direito analisa-lo e se...
tracking img