Periodo colinial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-que condições o governo de portugal.....
O governo Português não tinha recursos financeiros próprios para investir no processo de colonização brasileira. Por isso, resolveu implantar um sistema em que essa tarefa fosse transferida para as mãos da iniciativa particular.
Assim, em 1534, o rei de Portugal dividiu o Brasil em 15 grandes lotes (As capitanias hereditárias) e os entregou a pessoasde razoáveis condições financeiras, os donatários.
O fato de que os portugueses seguiam encontrando diversos navios franceses com paubrasil, e até ocupando áreas que de acordo com o Tratado de Tordesilhas pertenciam a
Portugal, ajudou a pressionar D. João na sua decisão por dividir o Brasil em CH’s e começar a
povoá-lo para acabar com o risco de perder as terras para a França. Este se tornou,assim,
outro objetivo da expedição.
A condição imposta pela coroa de Portugal era de que o donatário apenas receberia o
lote de terra se ele mesmo arcasse como os gastos da colonização.
2-Como era a participação holandesa na empresa açicareira
Mesmo possuindo tantas vantagens, o governo português ainda contou com o auxílio da burguesia holandesa. Enquanto Portugal explorava economicamenteas terras com a criação das plantações e engenhos, os holandeses emprestavam dinheiro e realizavam a distribuição do açúcar no mercado europeu. Tal acordo foi de grande importância para a Coroa Portuguesa, tendo em vista que a mesma não contava com recursos suficientes para investir na atividade.
 A contribuição dos holandeses para a expansão do mercado açucareiro foi um dos principais fatorespara o êxito da colonização do Brasil. Destacando-se tanto no comércio, como nas finanças no velho mundo, os holandeses eram nessa época os únicos com organização comercial suficiente para criar um mercado de grandes proporções para um produto como o açúcar.
No negócio do açúcar, os portugueses exerceram o domínio da produção, enquanto os holandeses controlaram a distribuição comercial. Comoproduzir dava menos lucro que comerciar o negocio do açúcar foi mais vantajoso para holandeses do que para portugueses. 

3-indique caracteristicas da produção açucareira no brasil
A sociedade da região açucareira dos séculos XVI e XVII era composta, basicamente, por dois grupos. O dos proprietários de escravos e de terras compreendia os senhores de engenho e os plantadores independentes de cana.Estes não possuíam recursos para montar um engenho para moer a sua cana e, para tal, usavam os dos senhores de engenho. O outro grupo era formado pelos escravos, numericamente muito maior, porém quase sem direito algum. Entre esses dois grupos existia uma faixa intermediária: pessoas que serviam aos interesses dos senhores como os trabalhadores assalariados (feitores, mestres-de-açúcar, artesãos) eos agregados (moradores do engenho que prestavam serviços em troca de proteção e auxílio).
A sociedade açucareira era patriarcal
Existiam também os lavradores, que não possuíam terras, somente escravos. 
mão de obra escrava 
Outra importante característica do Brasil Colonial foi a monocultura. Mono (um) cultura (cultivo) significa produzir um só produto. 
As características básicas erammonocultura, escravidão, latifúndio e exportação. Elas estão mais identificadas com a produção açucareira.
4-quem era os capitães donatarios e quais era seus direitos
o Capitão-mor (donatário) O Brasil quando era colônia de Portugal,possuía um vasto território cobiçado e constantemente invadido pelos outros países (França, Hodanda, Espanha). D.João VI, rei de Portuagal, para proteger o territóriocolonial, dividiu o Brasil em capitanias hereditárias e seus proprietários eram chamados de Capitães Donatários. - Capitães Donatários, eram os responsáveis, pela administração e cuidados das Capitanias Hereditárias.
- O Título de Capitão Donatário, significava na época ( descobrimento do Brasil, Logo após o Tratado de Tordesilhas), as pessoas de confiança do rei, que foram mandadas para cá, para...
tracking img