Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A contradição sustentável
Tema: Rio + 20 : Maquiagem Ambiental?
Redação enviada em 08/05/2012 16:05

As discussões ambientais estão, desde 1972, buscando uma saída para conciliar desenvolvimento e sustentabilidade. A conferência de Estocolmo foi a primeira a propor um modelo de preservação. Presente em 1992  [vírgula]no Brasil, a discussão sobre meio ambiente retorna esse ano e encontra umpaís com práticas ambientais contraditórias.

Vale ressaltar que aquele país criador do lema “desenvolvimento sustentável” não parece estar engajado nessa causa. Na prática, o Brasil, com uma fraca legislação ambiental, caracterizada pela impunidade aos desmatadores, vem perdendo o equilíbrio e priorizando o setor econômico em detrimento do ambiental. Um exemplo desse descaso é o projeto do novocódigo florestal, onde os ruralistas são privilegiados, podendo desmatar áreas antes protegidas, causando danos irreversíveis ao ecossistema.

É bom lembrar das práticas de monocultura presente em vasta escala no território brasileiro. Os biocombustíveis que chegaram para expandir nossas fontes energéticas e   [vírgula] consequentemente reduzir o índice de poluição, acabaram produzindo efeitosindesejáveis. A plantação de cana-de-açúcar para a produção de combustíveis é um exemplo disso, vem absorvendo terras que poderiam servir para o cultivo de alimentos e direcionando, majoritariamente, para o mercado externo.

Diante disso, fica evidente que o Brasil não tem respaldo para conduzir uma conferência ambiental. Um país que não consegue propor, internamente, uma política sustentável, seráhipócrita em sugerir para o mundo uma resolução para a problemática do meio ambiente.

Comentários do corretor

Seu projeto de textó é bastante coerente e soube defender bem sua posição em torno do tema. O que faltou foram um melhor trabalho com os recursos argumentativs ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, retrospectivas históricas etc.), mobilização e de diferentesvozes para ir além do óbvio e extrapolar as possibilidades de ideias que o tema favorece, Continue lendo e produzindo!
A aparente defesa ambiental
Tema: Rio + 20 : Maquiagem Ambiental?
Redação enviada em 10/05/2012 22:05

Está cada vez mais explícita a urgência de políticas que defendam o meio ambiente e condenem as práticas destrutivas.Diante da problemática ambiental,em junho de 2012,o Riode Janeiro sediará a RIO+20,uma conferência da ONU,para [sem vírgula] se discutir questões relacionadas ao meio ambiente.Diante disso [vírgula] levanta-se o questionamento sobre a expectativa em relação à essa conferência.
A questão ambiental [vírgula] infelizmente[vírgula] é um aspecto muito mais retórico e discursivo do que prático.As soluções apresentadas para a problemática são hipócritas eineficientes.Exemplos claros são as usinas hidrelétricas e os biocombustíveis, práticas defendidas pelo governo como ecológicas[vírgula] quando na verdade os impactos ambientais acarretados por esses costumes são pouco discutidos.
Diariamente lidamos com produtos dotados de falsa sustentabilidade,que muitas vezes levam o consumidor a acreditar que realmente está contribuindo para a preservação doplaneta;discursos ambientais e práticas que pouco contribuem.Muito se fala,mas pouca coisa é feita.A hipocrisia ainda impera quando o assunto é preservação ambiental.Infelizmente[vírgula] muitas propostas ambientais apenas mascaram a concepção presente da natureza como fonte e geração de riqueza.
Todos esses aspectos aliados ao ceticismo na eficácia das conferências da ONU contribuem para apéssima expectativa em relação à RIO+20.Em virtude dos aspectos relatados [vírgula] observamos que a conferência pode até timidamente catalisar o incipiente processo de ruptura com o crescimento econômico ambientalmente destrutivo;porém não efetuará o chamado "crescimento verde",tampouco concretizará práticas sustentáveis eficazes.

Comentários do corretor

Seu texto está bem escrito e fez...
tracking img