Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Gás natural e descarbonização da economia brasileira
Fernando Rodrigues MarquesJulho/2012
Resumo
A exploração de combustíveis fósseis, principais responsáveis pela elevação de gases de efeito estufa, torna-se aparentemente incompatível com uma economia de baixo carbono. Esta ideia implica uma homogeneização equivocada dos combustíveis fósseis. Mas o gás natural é muitas vezes menos poluenteque o petróleo e o carvão, e pode ser considerado um combustível fóssil limpo.  O Brasil está em uma posição favorecida com relação à oferta de gás natural, face às recentes descobertas na área do pré-sal, o que pode conduzir o país a uma posição relevante no mercado internacional. As características técnicas do gás natural – elevado poder calorífico, alto rendimento energético e baixo nível deemissões de poluentes – ampliam suas possibilidades como substituto de outras fontes de energia de origem fóssil e garantem um papel relevante na transição para uma economia brasileira de baixo carbono. Por isso, ele deve ser visto como um instrumento de convergência entre geração de energia e crescimento econômico sustentável.
Palavras-chave: gás natural, Mercado internacional, baixa emissão depoluentes, pré-sal.
INTRODUÇÃO
O combate ao aquecimento global, provocado principalmente pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE), leva o mundo a orientar-se para uma economia de baixo carbono.  As fontes de energia primária fóssil, como carvão, petróleo e gás natural representam hoje cerca de 80% da matriz energética mundial, sendo de 68% a participação projetada para 2030 (IEA,2010). Apesar da preocupação crescente com as mudanças climáticas, infere-se que o consumo de combustíveis fósseis não será alterado bruscamente no curto prazo, e o mundo continuará por muitos anos a depender e consumir combustíveis fósseis.
Entre os esforços para descarbonizar a economia, vislumbra-se um maior aproveitamento do GN, por este ser muitas vezes menos poluente que os demaiscombustíveis fósseis. Esse energético apresenta vantagens de menor poluição em relação à gasolina, óleos combustíveis, derivados do craqueamento do petróleo e carvão, além de apresentar emissão zero de particulados (SANTOS et al., 2002). Entre os combustíveis fósseis, o GN destaca-se pelo apelo ambiental, pois emite cerca de 50% menos CO2 do que o carvão e 40% menos do que o petróleo, constituindo-se emcombustível adequado para a transição a uma economia de baixo carbono (EUROGAS, 2011).
O presente estudo realça o gás natural como o combustível adequado para o processo de convergência para uma economia brasileira de baixo carbono.
ECONOMIA DE BAIXO CARBONO E SUSTENTABILIDADE
O aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera leva a um aumento global da temperatura. Acredita-se queas consequências de um aumento de 2oC (dois graus Celsius) acima do nível pré-industrial serão devastadoras ao planeta (Stern, 2006; IPCC, 2007).
O Relatório Brundtland (1987) lançou o conceito de desenvolvimento sustentável, que visa assegurar a continuidade das conquistas e avanços na qualidade de vida e na estrutura econômica, e uma diminuição das agressões ao meio ambiente, o que evitará umacatástrofe ambiental no longo prazo. Siqueira (2009) observou que as mudanças climáticas, o aquecimento global, o efeito estufa, o crescimento da escassez dos recursos hídricos, a perda acelerada da biodiversidade – e  tantos outros aspectos mundiais da crise ambiental – indicam que os limites da natureza apresentam-se como uma realidade inquestionável e irreversível em curto prazo.
O tema dasustentabilidade corporativa ganhou corpo principalmente com o modelo do Triple Bottom Line, proposto por Elkington (1998), com o objetivo de auxiliar as empresas a integrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável em suas estratégias de negócio: a ambiental, a econômica e a social. Para esse autor, a ênfase no resultado ambiental trouxe uma nova forma de avaliar a influência das...
tracking img