normativa da leite62

338 palavras 2 páginas
Biologia – Estudo da Genética

O DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA ( ácido ribonucleico) são os dois tipos de ácidos nucléicos presente nos seres vivos. Conheça hoje as funções e processos celulares em que estão envolvidos, veja as propriedades e características do Código Genético.

DNA e RNA Diferenças, Funções, Código Genético, Propriedades DNA e RNA

Diferenças Entre DNA e RNA:

*DNA: é formado por 2 cadeias polinucleotídicas – Felicoidais, complementares e antiparalelas. Possui as bases nitrogenadas Adenina, Timina, Citosina e Guanina, em que A se emparelha com T, formando 2 pontes de Hidrogênio. O DNA replica-se por um processo chamado Semiconservativo, sob ação da enzima DNA polimerase.

*RNA: é formado por 1 cadeia de polinucleotídios. Possui as bases nitrogenadas Adenina, Uracila, Guaranina e Citosima. Apresenta uma Pentose chamada de Ribose, que no DNA, ao contrário, termos a Desoxiribose. Há 3 tipos de RNA. O Ribossômico (RNAr). O Transportador (RNAt) e o Mensageiro (RNAm).

DNA e RNA Diferenças, Funções, Código Genético, Propriedades RNA DNA 300x270

Funções do DNA e RNA:

*DNA é o material Genético da célula. Ao realizar a Replicação, Gera uma outra cadeia de DNA transferindo as informações e caracteres Hereditários. Já pelos processos de Transcrição produz uma molécula de RNA. Localiza-se no Núcleo, Mitocôndria e Cloroplastos (Nos Eucariontes).

*RNA pelo processo de Tradução realiza a síntese de proteínas, em que o RNAr compõe a organela Ribossomo, o RNAm codifica uma sequência de aminoácidos do hialoplasma para os ribossomos encadeando-os.

Propriedades e Características do Código Genético:

O modelos que temos hoje foi proposta por Watson e Crick, em que cada filamento do DNA é composto por 1 sequência de nucleotídeos: ácido fosfórico + Desoxiribose + base nitrogenada. São codificados 20 aminoácidos por diferentes combinações dos 4 tipos de bases (A, T, C e G)

Sendo asim, dizemos que o Código Genético é Universal

Relacionados