Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUSTENTABILIDADE
Aluno : Jorge Matheus de Souza
Trabalho solicitado pela Faculdade Anhanguera, do curso de Marketing. Profa. Edinalva Piovesan
SumárioIntrodução ......................................................................................................................1
1.Sustentabilidade..........................................................................................................1
2. Sustentabilidade Ambiental .......................................................................................2
3. Consequênciadas mudanças climáticas no planeta .................................................3
4.Efeito Estufa.................................................................................................................4
5. Segurança Alimentar ..................................................................................................5Introdução
Usa-se a palavra “sustentabilidade” para qualquer coisa. Fala-se muito em desenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidade econômica, negócios sustentáveis, sustentabilidade ecológica, marketing sustentável, e assim por diante.
A verdade, no entanto, é que poucos compreendem o que seja “sustentabilidade”. Muitas pessoas associam-na à preservação do meioambiente. É uma compreensão correta, porém incompleta. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de forma responsável e não destruídos.
Apesar da falta de informação sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna-se cada vez mais consciente da necessidade de preservação dos recursos naturais. Nesse novo cenário “sustentável” deconsumidores “verdes” foi necessária uma adaptação das organizações para continuarem a atender seu público. Assim, as empresas viram-se obrigadas a adotar uma abordagem socioambiental. Para tanto, foi preciso a adaptação da produção em todas as suas etapas, a começar pela produção de energia, uma vez que seus antigos métodos poluíam o meio ambiente e destruíam ecossistemas.
Esse trabalho tem porobjetivo definir sustentabilidade, mostrar sua importância e diferentes aspectos, bem como tratar da abordagem adotada pelas empresas e das novas fontes de energia renováveis.
1 Sustentabilidade
"Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades." Relatório Brundtland, 1987,ONU (Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - tema "Nosso Futuro Comum").
Sustentabilidade é um modelo de gestão de negócios que visa o retorno para os acionistas, ao mesmo tempo em que leva em consideração os impactos das operações no meio ambiente e na sociedade, protegendo recursos humanos e ambientais. Desta forma, uma empresa sustentável deve olhar para três aspectos:- Gerar lucro e retorno, sendo economicamente viáveis e eficientes.
- Estar atento ao impacto das atividades, direta e indiretamente, sobre o meio ambiente.
- Cuidar das relações com a sociedade, colaboradores e clientes.
Esta concepção começa a se formar e a difundir-se junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatória autilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies. O conceito de sustentabilidade comporta sete aspectos principais.

2 Sustentabilidade...
tracking img