Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução


Com alta competitividade e a rapidez das mudanças nos mercados globais têm obrigado as organizações a utilizarem novas alternativas de gestão mais flexíveis e adaptadas à nova realidade.
Sabe-se que o maior desafio das empresas hoje,é encontrar um diferencial,porém,a velocidade de troca de informações e a padronização dos processos fazem com que as inovaçõesse tornem ultrapassadas rapidamente.
Diante desse cenário,o diferencial de uma organização estará cada vez mais na qualidade de suas relações e não somente em seus produtos e preços. Portanto, percebe-se a necessidade de aumentar a participação das empresas em atividades sociais e na exploração sustentável de aumentar a participação das empresas em atividades sociais e na exploraçãosustentável dos recursos naturais. Estes elementos demonstram o empenho não somente na produção de bens e serviços, mas também na busca pelo bem-social por meio da valorização do homem e do meio ambiente gerando uma responsabilidade para com o meio em que a empresa está inserida.
Neste sentido as organizações estão assumindo como um novo comprometimento a Responsabilidade Social Empresarial,que se constitui como um compromisso assumido perante a sociedade que atua. Suas ações, atitudes alicerçadas sempre na ética empresarial, devem ser coerentes com a sua missão e valores, afetando de forma positiva toda a comunidade, criando um diferencial competitivo, proporcionando um melhor posicionamento sob seus concorrentes. Desta forma percebe-se que uma parte do setor privado assumiuparcelas das responsabilidades anteriormente atribuídas apenas ao Estado.
Contudo, verifica-se ainda uma visão equivocada quanto ao conceito de Responsabilidade Social, pois muitas vezes estão associadas à idéia pura e simples de filantropia caracteriza-se pelas atitudes baseadas no assistencialismo, no auxilio aos pobres, desfavorecidos, excluídos e enfermos. As ações filantrópicas sãodoações, sem a necessidade de planejamento, organização, acompanhamento e avaliação.
Responsabilidade Social Empresarial, diferentemente de filantropia tem sua base na consciência social e no dever cívico, e não na caridade, buscando estimular o desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania individual e coletiva.
Entende-se por Marketing Social, essa nova estratégia de negócios com oobjetivo de criar uma imagem positiva da empresa perante seus públicos, através de mudanças comportamentais e de atitudes. O Marketing Social atrela-se a Responsabilidade Social, entretanto não se pode considerar Marketing Social, estratégias desenvolvidas por grande parte das empresas, preocupadas somente com a imagem e não com a sociedade, há a necessidade do equilíbrio de TRE fatores: lucros daorganização, desejos do consumidor e o interesse da sociedade




2 Ser mais responsável socialmente é fator de competitividade


A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tornou-se um fator de competitividade para os negócios. No passado, o que identificava uma empresa competitiva era basicamente o preço de seus produtos. Depois, veio a onda da qualidade, mas ainda focada nos produtose serviços. Hoje, as empresas devem investir no permanente aperfeiçoamento de suas relações com todos os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam: clientes,fornecedores, empregados, parceiros e colaboradores. Isso inclui também a comunidade na qual atua, o governo, sem perder de vista a sociedade em geral, que construímos a cada dia.Fabricar produtos ou prestar serviços que nãodegradem o meio ambiente, promover a inclusão social e participar do desenvolvimento da comunidade de que fazem parte, entre outras iniciativas, são diferenciais cada vez mais importantes para as empresas na conquista de novos consumidores ou clientes.
Pelo retorno que traz – em termos de reconhecimento (imagem) e melhores condições de competir no mercado, além de contribuir...
tracking img