Operadora vivo - marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Dado o contínuo crescimento de mercado de telefonia móvel no Brasil, serão abordadas as ações, estratégias e posicionamento da Vivo, a maior e mais bem sucedida operadora do Brasil. Será analisado também o atual quadro de concorrência entre os quatro principais players em atividade (Vivo, Tim, Oi e Claro), a expansão da cobertura 3G nos municípios brasileiros como definidas pelas novasleis da ANATEL, que permitem a portabilidade do número de telefone do usuário mediante a troca de operadora.

O planejamento estratégico de marketing adotado pela Vivo, bem como seu posicionamento, é abrangente e consistente. Desta maneira a empresa não só continua liderando o mercado como aumenta seu market-share e seu valor de marca.INTRODUÇÃO

Em mercados cada vez mais competitivos e menos previsíveis, as empresas mais prováveis a vencer são aquelas sensíveis às expectativas, desejos e necessidades e que se engrenam para satisfazer mais seus clientes do que o fariam seus competidores e é nesse contexto que a Vivo está inserida.

A Vivo é a líder do mercado de telecomunicações móveis no Brasildesde sua criação, em abril de 2003. A empresa tem consistentemente se destacado em todos os indicadores de desempenho e qualidade avaliados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A constante busca pela excelência na prestação de serviço, com foco na qualidade em todos os pontos de contato com o cliente, os serviços de transmissão móvel de dados baseados na maior e melhor rede deterceira geração (3G) do país e o amplo portfólio de produtos e serviços à disposição de mais de 54 milhões de clientes, unem-se à sustentabilidade no conjunto dos atributos mais reconhecidos da marca.

Entre outros reconhecimentos, a Vivo é uma das melhores empresas para se trabalhar, de acordo com pesquisa da Revista Você S.A.; a empresa que mais inova na relação com Investidores, pela revistaInvestor Relations; Top of Mind pelo Datafolha; Empresa da Década na relação com o consumidor, pela Revista Consumidor Moderno; e a marca mais valiosa do Brasil no setor de Telecomunicações, na avaliação da consultoria Brand Finance.

Dessa forma, a Vivo pode ser considerada a operadora que melhor atende as expectativas dos clientes, adotando diversas estratégias de marketing para a conquista efidelização dos mesmos.



























ESTRATÉGIA

A estratégia é a criação de uma posição única e valiosa que engloba um conjunto diferente de atividades. A função do Marketing Estratégico é seguir a evolução do mercado de referência, identificar os diferentes produtos-mercado e segmentos atuais ou potenciais, com base da análise de necessidades a satisfazer,e orientar a empresa para as oportunidades existentes ou criar oportunidades atrativas, ou seja, bem adaptadas aos seus recursos e ao seu saber-fazer, que oferecem um potencial de crescimento e rentabilidade.

A VIVO

A Vivo Participações S.A. (Bovespa: VIVO3 e VIVO4) presta serviços de telecomunicações móveis, telefonia celular, transmissão de dados e internet em todo o território nacional.Líder no mercado de telefonia celular, Vivo é a marca da joint venture  constituída em 2002 entre a  Portugal Telecom e Telefônica. Cobrindo mais de 2.9 mil municípios é a maior empresa do setor no país e também o maior grupo de telefonia celular no hemisfério sul.


O MERCADO DE CELULARES NO BRASIL

O ano de 2009 foi marcado pela expansão na quantidade de municípios atendidos pelas redes 3Gdas operadoras móveis e a difusão do serviço de banda larga móvel principalmente nos grandes centros. Segundo medição da consultoria Teleco, em dezembro de 2009: são 711 os municípios cobertos, ante 448 no final do ano passado. Em termos de população, a cobertura atinge mais de 123,6 milhões de pessoas, ou 64,6% do total. A líder em cobertura é a Vivo, com 579 municípios.

[pic]

Em...
tracking img