Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definições de Sustentabilidade Cultural:

Sustentabilidade Cultural - respeito aos diferentes valores entre os povos e incentivo a processos de mudança que acolham as especificidades locais;

Sustentabilidade cultural: respeito à cultura de cada local; garantindo continuidade e
equilíbrio entre a tradição e a inovação.
sustentabilidade cultural visa à alteração dos modos de viver dasociedade, a transformação
da maneira de pensar e agir, para despertar a consciência ambiental, alcançando desta forma
uma diminuição no consumo de produtos causadores de impactos ambientais.

DIMENSÃO CULTURAL
A dimensão cultural em muitos aspectos confunde-se com a social, tendo em vista que cultura e sociedade são, muitas vezes, elementos indissociáveis. Fazem parte desta concepção: promover,preservar e divulgar a história, tradições e valores regionais, bem como acompanhar suas transformações. Para buscar essa dimensão é um caminho válido o de valorizar culturas tradicionais, divulgar a história da cidade, garantir oportunidades de acesso a informação e ao conhecimento a todos e investir na construção, reforma ou restauração de equipamentos culturais.
Esta dimensão da sustentabilidadedireciona-se às raízes endógenas dos modelos de modernização e dos sistemas rurais integrados de produção, privilegiando processos de mudança no seio da continuidade cultural e traduzindo o conceito normativo de eco-desenvolvimento em uma pluralidade de soluções particulares, que respeitem as especificidades de cada ecossistema, cultura e local (Sachs, 1993).
Neste ambiente de transiçãoparadigmática, Marrul Filho (2000) traz propostas alternativas ao
desenvolvimento sustentável que apontam para novos projetos civilizatórios, como as sociedades sustentáveis e o eco-socialismo. O autor definiu os padrões de produção e consumo e de bem-estar a partir da cultura, do desenvolvimento histórico e do ambiente natural de um indivíduo como sociedades sustentáveis. O conceito de eco-socialismo(Marrul Filho, 2000; Rattner, 1999) afere-se pela maneira como as necessidades humanas fundamentais são satisfeitas e pela concepção de que as três formas principais de propriedade - individual comunitária e estatal – se inter-relacionam com equilíbrio e com o mínimo de interferência.
Nesta visão, o desenvolvimento sustentável busca um novo projeto civilizatório, com mecanismos adequados deeducação, por meio da cooperação e parceria na busca do desenvolvimento individual, tendo como fundamento o ambiente, o interesse social, o respeito à cultura de cada povo, à política e à democracia. Para que este novo projeto de sustentabilidade se desenvolva, defende-se o entendimento sobre diversos condicionantes complexos tais como: sustentabilidade institucional; capacidade de investimento público;bem-estar social/desenvolvimento humano; afirmação da identidade cultural; sustentabilidade econômica; integração regional, nacional e internacional; sustentabilidade espacial; meios materiais de governabilidade e segurança.

Sustentabilidade Cultural
Os aspectos culturais e educativos desempenham um papel fundamental para a sustentabilidade, pois incorporam os princípios básicos da sociedade e asua forma de vida.
Num mundo onde cada vez mais culturas se cruzam e aproximam, muitas vezes através de processos dolorosos, é fundamental encarar o desafio da diversidade cultural como forma de enriquecimento coletivo, salvaguardando especificidades culturais ao mesmo tempo em que se constroem sentidos de pertença maiores e mais abrangentes com que os indivíduos se possam identificar. Osprincípios que regem a sustentabilidade cultural e educativa são a criação de condições para o desenvolvimento da personalidade de adolescentes e jovens através de:
• a garantia de condições mínimas como estruturas apropriadas, condições de bem-estar, solidariedade, justiça e liberdade;
• a transmissão de valores fundamentais e do sentido de responsabilidade e ordem social;
• a atenção dada pela...
tracking img