Escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Discentes: Anny Ferreira Lopes, Adriana Cristina Martins, Elza Gouveia Fante, Simone Nogueira, Simone Pereira Magalhães
Disciplina: Seminário Temático
Introdução
Como estudamos nesse semestre, nas aulas de ciência política economia política, tivemos a oportunidade de entender mais sobre a política sobre diversos aspectos, desde o surgimento até os dias atuais.
O termo política, etimologicamentefalando, vem de polis, entendida na sociedade grega como cidades politicamente constituídas, em um momento em que as esferas sociais começam a se organizar de forma ordenada, escolhendo seus representantes e esses, portanto, passam a representar o povo. A noção de política, em suas bases, está diretamente ligada a uma idéia do gerenciamento das relações sociais pelo Estado que passa a zelar ecuidar do povo que o circunda. Assim, o pensamento socrático e platônico de política nos faz pensar que este conceito é fortemente alicerçado na idéia de uma constituição coletiva e democrática, ou seja, o povo exerce papel diante dos deveres e direitos constituídos pela sociedade. A sociedade politicamente organizada é aquele que pressupõe regras que deveriam ser seguidas por todos.
Segundo a autoraHannah Arendt, filósofa alemã, política "trata-se da convivência entre os diferentes", pois a política "baseia-se na pluralidade dos homens", assim, se a pluralidade implica na coexistência de diferenças, a igualdade a ser alcançada através desse exercício de interesses, quase sempre conflitantes, é a liberdade e não a justiça, pois a liberdade distingue "o convívio dos homens na polis de todas asoutras formas de convívio humanas bem conhecidas pelos gregos".
Segundo Nicolau Maquiavel, em seu livro O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.
Ainda existem algumas divergências sobre o tema, pois para alguns política é a ciência do poder e para outros é a ciência do Estado.

Desenvolvimento
Apesar da importância deste assunto, são poucos osinteressados sobre o mesmo, pois a maioria da sociedade foge do tema política, achando que isso é dever somente de quem esta no poder, mas não sabem que são eles que acabam fortalecendo ainda mais a chance dos desonestos se corromperem com a facilidade de continua enganado o povo.
A idéia de política é de ter uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos evitando o caos se tratando daconvivência dos diferentes .
A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem publica.
Ela é fundamental na vida de todos, através da política se constrói a vida da população, não podemos nos abster sobre o assunto, cabe a população a discussão e expressão sobre a atuação dos governantes.
Falar de política, não é difícil. Mas difícil é dar uma respostaclara e objetiva, pois, a política é muito abrangente. Na maioria das vezes, acredita-se que tem muito haver com discussão entre as pessoas no intuito de buscar uma solução para “o problema”.
Pensemos no Homem, pensemos na política. Será que o homem existe sem política, será que a política vive sem o Homem?
Algo que julgo nos deve preocupar a todos é a luta pela liberdade, a busca da verdade.Vejo com preocupação o estado atual do Homem. Se a política é feita pelo Homem, se ela deve servir a liberdade e a verdade porque será que todos os dias somos atropelados em injustiças.
A política é uma criação do Homem e para o Homem com letra maiúscula, isto é, para todo o ser humano. Não podemos pactuar com esquemas impostos que corrompem o ser humano impedindo-o de ser o que é. “Como diziaAgostinho da Silva”. O gato mia..". Também nós devemos consumar-nos a nós próprios, ser o que somos. Não seguir as tendências da moda, não alinhar com ideologias estranhas só porque "assim podemos ser alguém na vida".
O Homem é um ser vivo, por isso deve viver! Não podemos deixar que a política seja uma prisão, devemos usar a política para o que de mais belo pode ter: a liberdade. "Divide para...
tracking img