Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO DESENVOLVER A SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AMOLARO, Maria Salete Melo de Carvalho
RESUMO: A presente pesquisa tem o intuito de identificar como os professores podem colaborar no desenvolvimento a sustentabilidade através da educação ambiental na educação infantil. O debate sobre a sustentabilidade de nossas atividades no planeta não pode mais excluir as questões relativas àEducação, pois o fato inegável é que chegamos a esta situação de alarme ambiental e social justamente pelo fato de que as metodologias de ensino utilizadas pela humanidade nos últimos séculos, que evoluíram relativamente pouco em comparação com outras ciências, falharam na preparação das sociedades para uma vida sustentável. Ainda que seja importante defender atividades pontuais como reciclagem daágua e insumos, reaproveitamento do lixo, redução dos gases nocivos à atmosfera e produção de combustíveis alternativos, entre muitas outras, é preciso articular, desde já, processos educativos que possibilitem uma mudança radical no olhar da humanidade em relação ao seu ambiente, algo que exige novas maneiras de educar.
PALAVRAS CHAVES: Educação Ambiental; sustentabilidade; educação infantil.Vivemos nos dias atuais uma época de acontecimentos estranhos e fatos inusitados que se manifestam em relação ao clima e ao aparecimento de grandes problemas nas áreas produtivas de alimento do planeta. Tais problemas se devem a maléfica influência do modo de vida que a humanidade escolheu para seguir, que promove uma grande pilhagem dos recursos naturais que nosso mundo tem a oferecer e, por issomesmo, esse mesmo planeta que nos acolheu, tende a tentar “se livrar” de nossa presença como se fossemos um corpo estranho. Deixamos o planeta fraco e doente e, através de práticas danosas, provocamos a ira da mãe natureza e encontramos a encruzilhada de nossas existências. Ou mudamos a forma como exploramos os recursos naturais, e passamos a viver a sustentabilidade ou pereceremos de formabrutal e imersos em nossos próprios resíduos.
Essa mudança de rumos; deverá ser traçada através da implementação de programas capazes de promover a importância da educação ambiental e a importância da adoção de práticas que visem a sustentabilidade e a diminuição de qualquer impacto que nossas atividades venham a ter no ecossistema que nos circunda e mantém. Através de um debate amplo e profundo denossas necessidades e um correto entendimento de que a forma como atuamos hoje, só nos levará para a destruição e o aniquilamento.
Compreender que aplicando uma política que promova a importância da educação ambiental voltada principalmente para a sustentabilidade já nas escolas primárias, criaremos nas novas gerações a devida mentalidade conservacionista e será muito mais fácil implementarpolíticas que visem à utilização sustentável dos recursos planetários no futuro. No entanto, é necessário que além da educação ambiental ou sustentabilidade ambiental, às práticas contrárias sejam combatidas e punidas rigorosamente já nos dias de hoje. Unir o empresariado e convencer as grandes corporações e os produtores rurais de que essas práticas não representarão diminuição de lucro para os seusempreendimentos e sim, em muitos casos, a criação de um importante diferencial que poderá alavancar seus negócios e abrir novas oportunidades de obter uma lucratividade ainda maior do que a atual. Como então desenvolver a Sustentabilidade na Educação Infantil?
A pesquisa tem como objetivos compreender o que é sustentabilidade, identificar a metodologia a ser trabalhada a educação ambiental naeducação infantil.
O presente estudo apresenta a pesquisa bibliográfica através da seleção, leitura e fichamento de dados importantes que norteou a realização desse trabalho. Tendo como fonte de pesquisas livros, publicações periódicas, sites na internet, teses, dissertações e monografias. Haverá pesquisas sobre o conceito de sustentabilidade, a sustentabilidade e a educação infantil e as maneiras...
tracking img